Correio do Minho

Braga, sábado

Feira do Chocolates e dos Doces é novidade de programa da Páscoa de Viana do Castelo
Projeto de Combate ao Insucesso Escolar em Esposende

Feira do Chocolates e dos Doces é novidade de programa da Páscoa de Viana do Castelo

Paulo Brandão: "Exigência do público tem aumentado"

Alto Minho

2018-03-21 às 06h00

Patrícia Sousa

De 23 de Março a 8 de Abril são mais de 100 as actividades que se vão realizar pelo centro de Viana do Castelo, no âmbito da iniciativa Páscoa Doce.

A Feira do Chocolate e dos Doces é a grande novidade do programa Páscoa Doce, que a Câmara Municipal de Viana do Castelo promove de 23 de Março a 8 de Abril. São mais de 100 actividades que trazem à cidade concertos, feiras, workshops e oficinas, exposições, actividades desportivas e gastronómicas e eventos religiosos para assim se vivenciar as tradições da Páscoa de forma mais prazenteira, porque a Páscoa é também Primavera e é um hino à vida e à alegria, defendeu, ontem, a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Maria José Guerreiro.
Com a capela do navio Gil Eanes como pano de fundo, a vereadora apresentou o programa de mais uma Páscoa Doce, que tem como ponto alto a tradição da visita das capelas e igrejas na quinta-feira santa, à noite.

A grande novidade da edição deste ano é a Feira do Chocolate e dos Doces, que se realiza de 29 a 31 de Março na Praça da República. Esta é uma feira que queremos que se faça por gente de cá e com os nossos doces típicos, desde o pão-de-ló, passando pelos jesuítas, os sidónios, os doces de romaria e os chocolates, sublinhou a vereadora, adiantando que estão inscritas cerca de 20 casas da cidade para participar na feira. Sabemos que este período é de grande azáfama para as pastelarias, mas esta é também uma forma de terem uma montra especial, sobretudo, para aquelas que ficam mais afastadas do centro, e uma forma de divulgar e promover os próprios espaços, admitiu Maria José Guerreiro.
Mas o programa não se fica por aqui. São 10 as exposições que fazem parte da Páscoa Doce e a vereadora destacou o momento ímpar da Mostra da colecção de paramentaria da Santa Casa da Misericórida de Viana do Castelo, que estará patente na Galeria de Exposições da Santa Casa da Misericórdia, situada na Praça da República, de 23 de Março a 21 de Abril.

Também de destacar a exposição de fotografia imperdível de Leonel Castro Minhotos de pele salgada, que pode ser visitada de 24 de Março a 22 de Abril nos Antigos Paços do Concelho.
Ainda na conferência de imprensa de apresentação do certame, a vereadora evidenciou as inúmeras iniciativas que estão integradas numa parceria com o Inatel. De 5 a 7 de Abril realiza--se o Popular - Inatel na rua e na Praça da República não vai faltar a arruada, a projecção de filme, o espectáculo de etnografia e filarmónica, o canto à capella, a rusga tradicional, o teatro infantil, o feirão e baile popular.
A música e o teatro também têm lugar por estes dias e Maria José Guerreiro destacou o concerto de Benjamim Clementine, marcado para o dia 26 de Março, no Centro Cultural de Viana do Castelo, bem como o teatro Olívia&Eugénio - uma lição de amor, que sobe ao palco do Teatro Municipal Sá de Miranda na noite de sábado de Páscoa.

Dos eventos religiosos, o programa da Páscoa Doce também proporciona inúmeros momentos a todos aqueles que passarem por Viana do Castelo por estes dias. Aqui o destaque vai para a Bênção e Procissão de Ramos, no próximo domingo, a Via-Sacra na cidade na sexta-feira santa à noite e a Mesa dos 3 Abades, marcada para o dia 2 de Abril, às 12.30 horas, com encontro para o Largo das Neves, onde as três cruzes das paróquias de Vila de Punhe, Mujães e Barroselas se cruzam.
Por último, a vereadora chamou a atenção ainda para as caminhadas e os percursos previstos nesta Páscoa Doce. Para o dia 24 de Março está agendada a caminhada Passos de Memória com o objectivo de fazer o Trilho da Ribeira Lima. De destacar ainda o Geocaching marcado para o dia 29 de Março, com partida do Museu do Traje às 14.30 horas.
As actividades infanto-juvenis também são muitas. Teatro para a infância, workshops e oficinas não vão faltar. Maria José Guerreiro chamou a atenção ainda para o Workshop aprender Fotografia em Grupo - Técnicas e Truques fotográficos, que se vai realizar na biblioteca municipal de 26 a 29 de Março e de 3 a 6 de Abril.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.