Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Feira do Alvarinho de Monção arranca a 1 de Julho
Quatro detidos pelo crime de tráfico de estupefacientes

Feira do Alvarinho de Monção arranca a 1 de Julho

Matheus vezes 400

Feira do Alvarinho de Monção arranca a 1 de Julho

Alto Minho

2022-06-24 às 21h21

Redacção Redacção

A Maior Wine Party de Portugal decorre entre 1 e 3 de julho, no Parque das Caldas. Na comemoração do 25º aniversário, estão presentes 33 produtores de vinho Alvarinho, 20 tasquinhas, 5 restaurantes e 16 artesanato/Instituições. Previstas harmonizações de vinho Alvarinho com pratos nacionais e muita animação, proporcionada por grupos populares, charangas e DJ`s.

Citação

No concelho de Monção, o vinho Alvarinho é muito mais do que um vinho. É parte integrante da nossa identidade coletiva, denota paixão intensa dos monçanenses pelo território e revela apego à ruralidade de sucessivas gerações de viticultores.

Trata-se de um produto de excelência que “medrou” graças ao trabalho constante e aprendizagem permanente dos nossos viticultores, bem como à aposta de investidores visionários e enólogos prestigiados. Em conjunto, catapultaram o prestígio do vinho Alvarinho no país e estrangeiro, sendo, hoje em dia, um dos melhores vinhos brancos do mundo

Esta fileira da economia é essencial no nosso concelho, assumindo-se como um produto turístico diferenciador e um instrumento financeiro bastante relevante para milhares de monçanenses que, direta ou indiretamente, olham para o vinho Alvarinho como uma valiosa fonte de rendimentos.

Com base nesta realidade, a Câmara Municipal de Monção tem promovido esta casta elegante e singular, apreciada em qualquer mesa do mundo, através da realização anual de diversas iniciativas, cuja expressão máxima é atingida na Feira do Alvarinho de Monção.

Após dois anos de interregno, devido à pandemia, volta a realizar-se no primeiro fim de semana de julho, dias 1, 2 e 3. Neste regresso, ansiado por milhares de monçanenses e amantes do bom vinho e culinária tradicional, apresentamos um programa atrativo e diversificado, cumprindo todas as recomendações e medidas de segurança.



25 anos sempre a crescer
Conhecida como “A Maior Wine Party de Portugal”, a Feira do Alvarinho de Monção, recebe, na passagem do 25º aniversário, 33 produtores de vinho Alvarinho, 20 tasquinhas, 5 restaurantes e 16 artesanato/Instituições, estando previstas harmonizações de vinho Alvarinho com pratos nacionais e muita animação, proporcionada por grupos populares, charangas e DJ`s, entre estes, Fernando Alvim.

Na edição comemorativa das bodas de prata, haverá um espaço com merchandising da autarquia local, onde se destaca o livro de banda desenhada, volume 1, e a coleção exclusiva de cinco peluches “O Reino do Alvarinho”, apresentados recentemente. Assim, o Capitão Lampreia, o Coquinhas, a Dona Rosca, o João da Raya e “A Maravilha”, estão prontos para receber os munícipes e visitantes.

No recinto da feira, situado no amplo e aprazível Parque das Caldas, com o passadiço de madeira “A Galiza Mail`o Minho” mesmo ao lado, decorrerá o lançamento oficial do curso Técnico Superior Profissional em Turismo de Gastronomia e vinhos do IPVC. Pela primeira vez, serão colocados contadores digitais para apuramento, com maior exatidão, do número de visitantes.

Ao longo dos três dias, o programa reserva atividades de animação e convívio destinadas a todos os públicos. O objetivo, de ano para ano, é defender e valorizar a singularidade do vinho Alvarinho, fortalecendo a sua condição de instrumento estratégico na competitividade económica da nossa região.



“Com um melancólico adeus àquela sobriedade desterrada, atravessei o Lima de Diogo Bernardes, olhei o Palácio da Brejoeira e, morto de sede, fui beber uma gota de alvarinho a Monção”

Miguel Torga, Portugal, 1986.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho