Arcos de Valdevez: Devoção e convívio leva centenas de devotos à Romaria da Senhora da Peneda
2023-10-01 às 10h14
Mercadores e artesãos juntam-se a criadores de gado no último da Feira de S. Miguel. Evento secular proporciona ainda ateliers didácticos.
A Praça D. Maria II acolhe hoje o terceiro e último dia da Feira de S. Miguel, uma das tradições mais antigas do concelho, instituída em 1205, data da atribuição do Foral de Vila Nova pelo rei D. Sancho I.
No período da manhã, decorre o Mercado de S. Miguel, com venda de produtos agrícolas e artesanato, tasquinhas e uma exposição de gado bovino e equino.
Trajados a rigor, os mercadores trazem consigo os legumes mais frescos, os ovos mais saborosos e os frangos mais tenros do seu quintal, numa verdadeira viagem ao passado, em que tudo era ‘caseiro’ e biológico.
Às 11.30, realiza-se um espectáculo equestre e, às 16 horas, um desfile de charretes pelas ruas da cidade.
Pelas 17.30, a Praça D.?Maria II?é palco de cantares tradicionais, seguindo-se uma desfolhada minhota.
O programa deste último dia da Feira de S.?Miguel oferece, igualmente, ateliers didácticos.
Pintura de azulejos, na Fundação Castro Alves, às 10 e 15, confecção de sacos personalizados (Projeto FazRefaz), às10, e tecelagem, com Teresa Vieira, às 15 horas.
‘Orizurópolis’ e Zé Ibarra celebram Dia Mundial da Música
O Dia Mundial da Música é assinalado este domingo, às 17h00, no Parque da Devesa, com a performance ‘Orizurópolis’, que tem como ponto de partida a instalação ‘Cidade Orizuro’ e um grupo de artistas da Companhia de Música Teatral. que nela deambulam. Trata-se de um exercício de cartografia sonora imaginária que celebra o Dia Mundial da Música e os 25 anos da Companhia de Música Teatral.
Neste Dia Mundial da Música, o cantor, compositor e multi-instrumentista brasileiro Zé Ibarra apresenta o seu novo álbum no Teatro Narciso Ferreira, em Riba d’Ave, às 18h00. Zé Ibarra tem chamado à atenção e conquistado elogios do público e dos grandes nomes da música brasileira, como Caetano Veloso, Milton Nascimento, Gal Costa e Ney Matogrosso. Com uma estética vincada e um espírito irreverente, o compositor apresenta um concerto a solo, ao piano e ao violão, com músicas do seu reportório.
08 Setembro 2024
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário