Correio do Minho

Braga,

Feira de Fumeiro de Montalegre vale 2,5 milhões
Hospital de Braga sensibiliza para ‘gestos simples que salvam vidas’

Feira de Fumeiro de Montalegre vale 2,5 milhões

Golaço de Wilson Eduardo dá vice-liderança provisária

Cávado

2018-01-24 às 11h28

Redacção

Presidente da Câmara Municipal de Montalegre releva impacto económico da Feira do Fumeiro na economia do concelho. Certame é inaugurado esta quinta-feira pelo ministro do Ambiente.

A Feira do Fumeiro de Montalegre, que decorre entre amanhã, quinta-feira, e domingo, é uma montra do mundo rural com 70 produtores, 50 toneladas de fumeiro e um volume de negócios estimado de 2,5 milhões de euros.
Orlando Alves, presidente da Câmara de Montalegre, afirmou ontem que a feira mexe com toda a economia local e representa uma oportunidade de negócio para os produtores, comércio, restauração e hotelaria.
No recinto da feira espera-se um volume de negócio a rondar os 1,5 milhões de euros, valor que se eleva para os 2,5 milhões com o movimento gerado na restauração, comércio e hotelaria ao longo dos próximos quatro dias.
A feira é, segundo Orlando Alves, muito importante para a região porque é dela que muitas famílias dependem e sobrevivem e é também uma oportunidade de mostrar toda a região ao país.

Nesta 27.ª edição, a feira conta com perto de uma centena de expositores, dos quais 70 são produtores locais, que irão ter à venda cerca de 50 toneladas de enchidos, desde alheiras, chouriças, sangueiras, bucheiras, farinheiras ou salpicões.
Segundo Orlando Alves, a aposta na qualidade dos produtos explica a longevidade da feira conhecida como a rainha do fumeiro. Para garantir essa qualidade, o presidente da Câmara frisou que todos os animais são obrigatoriamente abatidos no matadouro local. No total, para esta edição, foram abatidos e transformados para o evento 659 porcos.
Para além do fumeiro, haverá à venda ainda pão caseiro, bolos, folares, mel, compotas, ervas aromáticas e medicinais ou licores regionais.
A inauguração da Feira do Fumeiro de Montalegre conta com o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes.
O programa inclui muita animação a cargo de grupos musicais, ranchos folclóricos e ainda as tradicionais chegas de bois.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.