Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
FC ‘Os Académicos’: “representamos Barcelos com orgulho”
Guimarães distinguido com Certificado de Boa Prática nas Políticas de Juventude

FC ‘Os Académicos’: “representamos Barcelos com orgulho”

‘Joia Municipal’: Colar e agora também brinco

 FC ‘Os Académicos’: “representamos Barcelos com orgulho”

Desporto

2025-05-15 às 06h00

Ricardo Anselmo Ricardo Anselmo

Os Académicos continuam a evoluir no Voleibol e uniu-se ao Gil Vicente para reforçar capacidade de ser embaixador do concelho. Clube quer ganhar ainda maior amplitude nacional e vai-se abrindo ao ecletismo, paulatinamente. Running também já é aposta.

Citação

Nasceu em 1973, enfrentou um período de inactividade, que durou cerca de duas décadas, e foi reactivado em 2009, escrevendo história na modalidade de futsal feminino, ganhando tudo a nível distrital - há uns anos “as coisas complicaram-se, ficou insustentável” manter a modalidade, procedendo-se à sua suspensão, com o intuito de a ‘repescar’ uns anos mais à frente.
Entretanto, Diogo Sendim Lourenço, que assumiu a presidência do FC ‘Os Académicos’ há dois anos, estando já ligado ao clube desde 2009, explicou, no Fórum Desporto da Antena Minho e do Correio do Minho, que a ideia de reactivar o futsal deixou de ser viável, até porque existem outras ofertas no concelho de Barcelos a esse nível.
Para já, o foco está totalmente em reforçar a aposta no voleibol, que tem tido um notável crescimento.
“Temos crescido muito, principalmente no feminino. Temos apostado também no masculino, com dois escalões activos neste momento [seniores, pela primeira vez, e cadetes]. Na próxima época teremos três e, possivelmente, quatro equipas no masculino”, referiu o dirigente, dando conta de um universo de quase 200 atletas a praticar voleibol no clube, distribuídos por 12 equipas, em todos os escalões - minis, infantis, iniciados, juniores, cadetes e seniores.
“Rescaldo da época? Temos o escalão de infantis que está a fazer uma segunda fase do torneio AVB muito boa, está invicta e em primeiro lugar. Temos essa equipa e também uma de juniores nas finais da Taça AVB. A nossa equipa de juniores, aliás, conseguiu já este ano a subida ao campeonato nacional, algo que estava projectado para daqui a dois ou três anos”, realçou Diogo Lourenço, confirmando que as maiores dificuldades do dia a dia, que afectam a generalidade dos clubes, são de ordem financeira, agradecendo os apoios institucionais da Câmara Municipal de Barcelos e da Junta de Freguesia de Arcozelo, para além da indispensável ajuda dos patrocinadores.
Muito virados para as parcerias, ‘Os Académicos’ firmaram recentemente um protocolo de colaboração com o Gil Vicente, que promete dar muitos frutos.
“Assenta muito no lema ‘Todos juntos somos Barcelos’. Os maiores clubes, como é o caso do Gil, que joga na I Liga e tem muitos adeptos, não podem estar fechados a outras modalidades. Reunimo-nos e chegámos à conclusão de que seria uma mais-valia para os dois clubes e também para a cidade de Barcelos, pelo que unimos esforços. O nome do Gil aparece no lugar do patrocinador na parte da frente, com o nome de Barcelos em grande destaque”, explicou o dirigente, salientando também a recente abertura ao Running. “Já temos vários e excelentes atletas e vamos participando em algumas provas. Está a correr bem.”

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho