Francês Tartarin e neerlandesa Franssen conquistam a vitória
2025-03-22 às 06h00
Os Farricocos foram feitos à mão pelos utentes do Centro de Actividades e Capacitação para a Inclusão do Centro Novais e Sousa, que usaram materiais reciclados. A novidade é o Farricoco Magnético.
O Centro Novais - Associação Creche de Braga e Sousa apresentou ontem, na loja do Tesouro- Museu da Sé, vários Farricocos elaborados pelos utentes do CACI - Centro de Actividades e Capacitação para a Inclusão.
A finalidade foi capacitar os utentes da instituição, divulgar o trabalho realizado e contribuir para a sustentabilidade centro e para a construção do futuro lar residencial.
“Este projecto tem várias vertentes. Primeiro, queremos fazer a divulgação. Parte do dinheiro que recebemos pela venda dos Farricocos é para a auto-sustentabilidade do projecto. Todo o resto do lucro que fica, o objectivo é aplicar no Lar Residencial”, explicou Carina Oliveira, directora técnica do Centro Novais e Sousa.
A educóloga do centro, Cristina Almeida, revelou que os Farricocos são feitos com materiais recicláveis.
Em representação do Tesouro Museus da Sá de Braga, Catarina Saavedra, revelou que a colecção de Farricocos revela “trabalho, dedicação e amor. Amor convertido em talento, pelas mãos dos utentes e colaboradores do Centro Novais e Sousa, que diariamente trabalham em prol de uma sociedade inclusiva, de todos e para todos.”
Este ano a grande novidade foi a criação de Farricocos magnéticos, com um iman que permite fixar em superfícies metálicas. Além disso, existem mais dois modelos de Farricocos.
A parceria entre o Centro Novais e Sousa - Associação Creche de Braga e o Tesouro - Museu da Sé de Braga foi estabelecida há cerca de oito anos.
Os Farricocos representam penitentes que no passado, caminhavam descalços e incógnitos nas procissões da Semana Santa. Ajudavam a iluminar as ruas com os fogaréus acesos e chamavam os fiéis para as celebrações com o ruído das matracas.
20 Abril 2025
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário