Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Famalicão: YMotion exibe mais de 250 curtas-metragens
Vice-presidente da Câmara entregou troféus aos vencedores da prova de Enduro que decorreu em Cabeceiras de Basto

Famalicão: YMotion exibe mais de 250 curtas-metragens

Município de Esposende institui “Prémio Paulo Gonçalves” para distinguir atletas de excelência

Famalicão: YMotion exibe mais de 250 curtas-metragens

Vale do Ave

2021-10-20 às 11h00

José Paulo Silva José Paulo Silva

Sétima edição do Festival de Cinema Jovem de Famalicão decorre de 8 a 13 de Novembro em vários espaços do concelho. Este ano há recorde de participações.

Foram 255 as curtas-metragens recebidas na edição deste ano do YMotion – Festival de Cinema Jovem de Famalicão, apresentadas por realizadores entre os 12 e os 35 anos, um número recorde de inscrições no certame que decorrerá, de 8 a 13 de Novembro, na Casa da Juventude, no Centro de Estudos Camilianos na Fundação Castro Alves.
Destas participações foram seleccionadas 40 obras que se encontram a competir em oito categorias:Grande Prémio Joaquim de Almeida Escolas Secundárias, Melhor Documentário, Melhor Curta de Animação, Melhor Representação, Melhor Argumento, Melhor Direcção de Fotografia e Prémio do Público. Todos os prémios têm um valor pecuniário entre os 250 e os 750 euros, à excepção do Grande Prémio Joaquim de Almeida , de 2 500 euros. Neste Grande Prémio encontram-se 19 candidatos em competição, entre eles, ‘Noite Perpétua’ (2020) de Pedro Peralta, ‘A Rainha’ (2020) de Lúcia Pires, ‘Hunting Day’ (2020) de Alberto Seixas e ‘Beco do Imaginário’ (2021) de Romano Casselis. Para além das curtas-metragens abrangidas neste prémio, encontram-se outras 21 obras a concurso, divididas pela categoria Documentário, Animação, Escolas Secundárias.
A par da componente competitiva, esta edição do festival inclui um ciclo formativo, uma exposição dedicada aos filmes em competição, uma sessão especial com foco na produtora Ukbar Filmes, secção ‘Novíssimo Cinema Português’, comissariada por Rui Tendinha, uma homenagem à atriz portuguesa Maria João Bastos, um tributo aos compositores Bernardo Sassetti e Ennio Morricone, e um talk & showcase’ com a banda Capitão Fausto. O YMotion é organizado pelo Município de Vila Nova de Famalicão desde 2015 e tem vindo a afirmar-se no circuito de mostras e festivais de cinema do país, servindo de alavanca para o trabalho de jovens cineastas.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho