Correio do Minho

Braga,

- +
Famalicão vence prémio de promoção empresarial
Braval e Cruz Vermelha de Braga unidas pela reciclagem

Famalicão vence prémio de promoção empresarial

Xoán Mao: “Redes sociais nunca podem substituir o debate”

Famalicão vence prémio de promoção empresarial

Vale do Ave

2019-07-19 às 11h37

Redacção Redacção

Famalicão e Associação Têxtil e Vestuário de Portugal alcançaram o 1.º lugar nacional numa iniciativa da Comissão Europeia.

A ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal e a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão alcançaram o 1.º lugar nacional dos European Enterprise Promotion Awards, na categoria ‘Promoção do espírito de empreendedorismo’, uma iniciativa da Comissão Europeia (coordenada em Portugal pelo IAPMEI), alinhada com as prioridades da estratégia Europa 2020, que tem como objectivo potenciar a divulgação de atividades reconhecidas como boas práticas no âmbito da promoção da iniciativa empresarial na Europa.

Os vencedores da fase final do concurso 2019 foram anunciados na passada terça-feira, pelo IAPMEI, em cerimónia realizada na Ceiia, em Matosinhos, com a presença do secretário de Estado da Economia, João Neves. Receberam o prémio o Vereador da Economia, Empreendedorismo e Inovação, Augusto Lima, e o presidente da ATP, Paulo Melo.
As duas entidades apresentaram uma candidatura conjunta com o projecto ‘Regeneração ITV – Promover o Empreendedorismo Inovador, Qualificado e Criativo na fileira Têxtil e Vestuário’, que corporiza uma acção colectiva de dinamização do ecossistema empreendedor daquela fileira, facilitando o desenvolvimento de empresas inovadoras, qualificadas e criativas, com potencial de internacionalização no contexto da cadeia de valor. O objectivo passou por fomentar o empreendedorismo qualificado e criativo, que por sua vez conduziu ao surgimento e desenvolvimento de novos projectos empresariais, competitivos e inovadores e que contribuíram para a internacionalização da oferta da ITV.

Desenvolvida entre 2016 e 2018, a iniciativa superou todas as expectativas, cativando o interesse de muita gente com excelentes ideias para o sector têxtil.
Em termos objectivos, foram criadas, ao abrigo do programa, dez empresas inseridas em atividades intensivas, em conhecimento e/ou tecnologia, dez empresas inseridas em actividades das indústrias culturais ou criativas, geração de informação e conhecimento através de elaboração de diversos estudos (bench-marking internacional, mapeamento de oportunidades, estudos de casos, entre outros) e acções de capacitação, informação e apoio a empreendedores.
Famalicão ostenta a marca Cidade Têxtil, sendo o epicentro de uma região que acolhe uma fileira industrial completa, um cluster único na Europa.
A apresentação desta candidatura inseriu-se também nesta estratégia de promoção e valorização do território a partir de uma das suas marcas mais fortes que, entre outros objectivos, visa atrair talentos e investimento e promover a inovação.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.