Nova série de ficção da RTP1 foi gravada em Braga, Arcos de Valdevez e Lago
2021-02-24 às 16h00
Ações de silvicultura preventiva arrancaram na semana passada e vão decorrer até meados de março
A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão está a realizar ações de limpeza dos terrenos localizados à volta das cinturas industriais do concelho e até meados de março conta ter limpos mais de 70 hectares de faixas de gestão de combustível da responsabilidade do município.
As operações de silvicultura preventiva começaram na semana passada e estão a ser realizadas pela Equipa Operacional de Proteção Civil da autarquia, executando para o efeito faixas com uma largura máxima de 100 metros nos terrenos confinantes com as zonas de acolhimento industrial, com a limpeza da vegetação de forma a criar uma descontinuidade vertical e horizontal dos combustíveis florestais para facilitar a movimentação das equipas de combate aos incêndios e evitar a propagação dos fogos.
Os trabalhos vão decorrer até meados de março e vão abranger as freguesias de Fradelos, Ribeirão, Vilarinho das Cambas, Lousado, Cruz, Requião, Avidos e Lagoa, Esmeriz e Cabeçudos, Mouquim, Lemenhe e Jesufrei e Vila Nova de Famalicão e Calendário.
Os proprietários, arrendatários, usufrutuários ou entidades que, a qualquer título, detenham terrenos confinantes com os espaços industriais podem acompanhar os trabalhos e devem proceder à remoção imediata dos materiais resultantes destas intervenções, pois nestas faixas é interdita a acumulação de substâncias combustíveis, como lenha, madeira ou sobrantes de exploração florestal.
Paralelamente a esta ação, a autarquia lançou também uma campanha de sensibilização da população para a obrigatoriedade da limpeza dos terrenos florestais.
Recorde-se que segundo a Lei do Orçamento de Estado para 2021, os trabalhos para a implementação de faixas de gestão de combustível contra incêndios, numa faixa de 50 metros à volta das habitações e outras edificações e numa faixa de 100 metros à volta dos aglomerados populacionais e zonas industriais devem decorrer até 15 de março.
Assim, os proprietários, arrendatários ou entidades que a qualquer título detenham terrenos confinantes a edifícios inseridos em espaço rural, devem proceder à limpeza dos respetivos terrenos, sob pena de aplicação de coimas.
Mais informações sobre o assunto através do Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal, sito na Avenida 25 de Abril, n.º 622, 4760-010 União das Freguesias de Vila Nova de Famalicão e Calendário, ou através do telefone 252 317 336.
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário