Correio do Minho

Braga,

- +
Famalicão já vive a Semana Santa
Maior organização juvenil nasceu em Braga

Famalicão já vive a Semana Santa

SC Braga está de regresso à Proliga três anos depois

Famalicão já vive a Semana Santa

Vale do Ave

2023-03-28 às 06h00

Redacção Redacção

A 1.ª Caminhada pelo Património Religioso de Famalicão marcou o arranque da programação da Semana Santa, que se prolonga até 15 de Abril.

Citação

Já se vive a Semana Santa em Famalicão. A 1.ª Caminhada pelo Património Religioso de Famalicão aconteceu no passado sábado e foi o pontapé de partida para uma programação ecléctica e variada, que dura até dia 15 de Abril.
Desde périplos pelo Património Religioso de Famalicão à Procissão do Enterro do Senhor, a mais imponente e solene manifestação pública da Semana Santa, passando pela gastronomia, música e cinema, são vários os motivos para ir ao centro urbano de Famalicão neste período pascal.
O programa propõe a Via Sacra Jovem (31 de Março), Recriação da Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém (2 de Abril), Cortejo Bíblico ‘Páscoa Hebraica’ (2 de Abril), animação de rua por um Grupo de Farricocos (6 e 7 de Abril), recriação da ‘Última Ceia’ (6 de Abril), Procissão do Senhor da Cana Verde - ‘Senhor Ecce-Homo’ (6 de Abril), celebração da Paixão do Senhor (7 de Abril), procissão do Enterro do Senhor (7 de Abril) e Solene Vigília Pascal (8 de Abril).
A gastronomia também está bem presente. A ‘Páscoa Doce’, nos dias 1 e 2 de Abril, na Praça D. Maria II, engloba um mercado dedicado à doçaria portuguesa, havendo iguarias para todos os gostos, até para os mais artísticos, com espectáculo de dança, música, conversa e prova de vinhos verdes, e, a novidade deste ano, o ‘1º Concurso de Doces Caseiros de Páscoa’, no dia 1 de Abril.
A Semana Santa de Famalicão, cuja organização está a cargo da Confraria das Santas Chagas, com o apoio da câmara municipal, da Paróquia de Santo Adrião e da Associação Comercial e Industrial de Famalicão (ACIF).
O programa da Semana Santa também envolve a Casa das Artes que, no próximo domingo, quebra as fronteiras do seu palco, levando à Igreja Matriz Nova o concerto ‘Requiem’ do compositor húngaro Frigyes Hidas (1928 - 2007), uma estreia nacional protagonizada pela Banda Sinfónica Portuguesa, que conta com a participação do coro da Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (ESMAE) e da Academia de Música de Costa Cabral, do Porto.
Além deste concerto, também haverá no pequeno auditório da Casa das Artes, o Ciclo de Cinema 2023 – Jornadas da Juventude, que inclui a exibição dos filmes ‘A Noiva’ (2022) de Sérgio Trefaut e ‘Regresso ao Pó’ (2022) de Li Ruijun, nos dias 4 e 5 de Abril.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho