Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
Famalicão Cidade Orizuro já tem colaboradores
SC Braga: Emprestados de regresso para serem analisados à lupa por Carvalhal

Famalicão Cidade Orizuro já tem colaboradores

Festas de Nossa Senhora da Lapa vividas em formato digital

Famalicão Cidade Orizuro já tem colaboradores

Vale do Ave

2020-07-13 às 17h17

Redacção Redacção

Ação da Casa das Artes e da CMT para todo o concelho

São dezenas os Orizuros que a ação FAMALICÃO CIDADE ORIZURO já conseguiu ver feitos até agora. Na sua maioria, os pássaros de papel têm nascido das mãos de muitas crianças que frequentam os jardins de infância famalicenses e outros alunos de escolas e instituições.

Tudo conta para criar um Orizuro, um pássaro de papel criado a partir da técnica de dobragem origami e que na cultura tradicional do Japão são símbolo de felicidade e paz.

Nestes tempos de pandemia e de uma crise económica, mas também de valores humanos fundamentais, a ação FAMALICÃO CIDADE ORIZURO quer dar um contributo e ser um alerta desta cidade para toda a região e país.

Pode parecer complicado, mas quem quiser construir um orizuro só tem de seguir, passo a passo, as instruções disponibilizadas nos vídeos publicados na página do Facebook, Instagram ou YouTube da Casa das Artes de Famalicão,

Se uma criança de 5 anos consegue dobrar uma folha de papel até a transformar num Orizuro, qualquer pessoa também o consegue. Faz um a seguir as instruções. Faz um segundo para tirar dúvidas. Ao terceiro já consegues fazer e ensinar outros a fazer.

O desafio é que façam muitos Orizuros, numa atividade que junte as famílias neste período de férias escolares. São também convidadas a juntar-se a este movimento todas as instituições sociais e os seus utentes.

Depois, os bandos devem ser colocados junto do arco-íris que muitas famílias e instituições têm já afixados desde o início da pandemia.

Tirem fotos às vossas criações e enviem para o email: casadasartes@famalicao.pt para poderem ser mostradas a todos.

Depois, será organizada uma entrega/recolha dos Orizuros nascidos em todo o concelho e serão colocados nos espaços verdes da cidade. Por isso, quantos mais Orizuros forem feitos, mais Famalicão se poderá manifestar como Cidade Orizuro.

É este o desafio e tu não vais ficar de fora!

Famalicão Cidade Orizuro é uma ação envolvente do projeto “Orizuro” que há vários anos a Casa das Artes de Famalicão, em coprodução com a Companhia de Música Teatral (CMT), desenvolve. Assim é também cumprida a missão da Casa das Artes de fomento à criação artística, do apoio aos artistas e do envolvimento da comunidade, concretamente, través do programa Casa das Artes Envolvente.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho