Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Famalicão: Mais de 90 mil pessoas passaram pela Casa das Artes em 2017
Semana Santa pelos olhos dos mais novos

Famalicão: Mais de 90 mil pessoas passaram pela Casa das Artes em 2017

Arcos de Páscoa dos Centros de Convívio em exposição no Largo António Lopes

Famalicão: Mais de 90 mil pessoas passaram pela Casa das Artes em 2017

Vale do Ave

2018-01-15 às 19h12

Redacção Redacção

Espetáculo Os Guardas do Taj de Rajiv Joseph, com Reynaldo Gianecchini e Ricardo Tozzi foi o que mais público atraiu a Vila Nova de Famalicão.

Citação

O espetáculo Os Guardas do Taj de Rajiv Joseph, com Reynaldo Gianecchini e Ricardo Tozzi foi o que mais público atraiu à Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão durante o ano de 2017. Ao longo dos quatro dias de novembro que esteve em palco, a peça de teatro brasileira contou com cerca de duas mil pessoas, fechando com chave de ouro o ano que terminou.

Entre os vários espetáculos promovidos pela Casa das Artes, as exposições e outros eventos, como conferências, wokshops e ateliers mais de 90 mil pessoas passaram em 2017 por esta infraestrutura cultural de excelência do norte de Portugal.

2017 foi um excelente ano para a Casa das Artes em termos de público afirma a propósito o diretor de programação, Álvaro Santos, salientando que foram muitos os espetáculos no grande auditório, com lotação esgotada, isto é com mais de 500 pessoas. E destaca, por exemplo os concertos dos The Gift ou de Mallu Magalhães, a peça de teatro Quem tem Medo de Virginia Woolf? com Alexandra Lencastre e Diogo Infante ou ainda o bailado da Companhia Nacional O Lago dos Cisnes que foram verdadeiros sucessos de bilheteira.

São números que nos deixam muito satisfeitos e que dão consistência a um projeto cultural e artístico sério, credível e duradouro, onde a sua programação é, de facto, da responsabilidade da direção artística, tornando o nosso concelho e a nossa cidade num território de referência e incontornável nas áreas da cultura e das artes em geral, sublinha o diretor de programação.

A este propósito, o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, destaca  o trabalho da Casa das Artes como um projeto verdadeiramente importante do ponto de vista da democratização cultural. Há 17 anos, que a Casa das Artes trabalha na criação e formação de novos públicos reflexo de uma aposta estratégica do município na cultura enquanto fator de crescimento individual e coletivo.
De resto, este ano houve um ligeiro acréscimo de público, em relação aos anos anteriores, sendo que,   em 2016, passaram pela Casa das Artes cerca de 88 mil pessoas.

A programação regular de cinema tem sido uma das apostas ganhas da programação. Só em 2017,  mais de 14 mil pessoas assistiram a filmes, apresentando-se como uma verdadeira alternativa ao circuito comercial.
Para além da exibição de cinema de grande público, com programação de produção recente e filmes de cartaz, a Casa das Artes exibe a programação do Cineclube de Joane, com uma periodicidade semanal, dedicado ao cinema de autor contemporâneo, à revisitação da história do cinema e à relação e interação com o cinema português. Mais recentemente, surgiu o CLOSE-UP Observatório de Cinema de Famalicão com sessões de cinema contemporâneo e com trilhos pela história do Cinema.

No âmbito dos espetáculos (teatro, dança e música), a Casa das Artes tem desenvolvido um conjunto de parcerias de criação e coprodução e de formação artística e arte para infância, de âmbito regional e nacional e até internacional, nomeadamente com The Place, EDge - London Contemporary Dance Schooll, com a Fundação Calouste Gulbenkian, o Teatro Nacional D. Maria II, a Companhia Nacional de Bailado, APROARTE - Associação Nacional do Ensino Profissional de Música e Artes, a Academia contemporânea do Espetáculo ACE- Famalicão e Porto, e com outros teatros municipais. Em 2017, cerca de 30 mil pessoas assistiram a espetáculos de teatro, dança e música.

Por outro lado, o projeto Casa das Artes e Envolvente, promovido desde 2012, que tem levado vários espetáculos e oficinas a diversos espaços do concelho, como escolas, instituições e juntas de freguesia, tem-se vindo a revelar também uma aposta ganha ao nível de uma política estratégica de descentralização cultural cada vez mais abrangente.

Inaugurada a 1 de junho de 2001, a Casa das Artes já conquistou um lugar como uma estrutura cultural de referência na região Norte do país. Concebida para ser a casa de todas as artes, o espaço conjuga uma programação contemporânea e eclética, com um espaço carismático e de qualidade, atraindo um público cada vez mais numeroso.

Constituída por um Grande Auditório com capacidade para meio milhar de pessoas, um Pequeno Auditório para centena e meia de pessoas, um Café-Concerto para espetáculos intimistas e um magnífico Foyer para exposições, a Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão tem recebido grandes nomes do espetáculo, a nível nacional mas também internacional.

*** Nota da C.M. de Vila Nova de Famalicão ***

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho