Correio do Minho

Braga,

Famalicão e Fort Collins partilham experiências de mobibilidade sustentável
Edil quer integração das autarquias nas Administrações Portuárias

Famalicão e Fort Collins partilham experiências de mobibilidade sustentável

Mais de 10% dos alunos do Centro Regional são estrangeiros

Vale do Ave

2018-11-09 às 12h35

Redacção

Uma comitiva de Fort Collins, dos Estados Unidos da América está de visita ao Município de Vila Nova de Famalicão para partilhar conhecimento, experiências e boas práticas no domínio do desenvolvimento e mobilidade sustentável.

Uma comitiva de Fort Collins, dos Estados Unidos da América, está de visita ao Município de Vila Nova de Famalicão para partilhar conhecimento, experiências e boas práticas no domínio do desenvolvimento e mobilidade sustentável, tendo em vista a formulação de um plano de acção conjunto entre as duas cidades.

A iniciativa está a ser desenvolvida com o apoio da União Europeia, através do Programa Internacional de Cooperação Urbana (IUC), que conecta cidades de diferentes regiões do globo para compartilharem soluções para problemas em comum, como parte de uma estratégia de longo prazo da União Europeia de fomentar o desenvolvimento urbano sustentável em cooperação tanto com os sectores público e privado quanto com grupos comunitários e cidadãos.
Financiadas pela União Europeia, as actividades do IUC darão suporte à obtenção de objectivos políticos tanto a nível local quanto relacionados a importantes acordos internacionais sobre desenvolvimento urbano e mudanças climáticas, como a Agenda Urbana, os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável e o Acordo de Paris.

A mobilidade urbana de baixo carbono é a preocupação central das duas cidades, estando a ser desenhadas possibilidades de cooperação em várias áreas como os transportes públicos, o empreendedorismo, o ambiente, a economia circular, entre outras. Em concreto, nesta primeira abordagem, Fort Collins está interessado em seguir Famalicão no uso do transporte público, nomeadamente através do exemplo do Voltas, dos Passes Sociais e Escolares e das parcerias com os operadores privados, enquanto Famalicão está interessado em aprender com os caminhos abertos por Fort Collins para a promoção de mobilidade de bicicletas.

Entender melhor as estratégias, acções e planos de cada um para um futuro mais sustentável, identificar áreas comuns de exploração, partilhar boas práticas e explorar áreas potenciais para uma colaboração de longo prazo, são os objectivos desta primeira missão que termina hoje.
Esta envolvência de Vila Nova de Famalicão no Programa Internacional de Cooperação Urbana está enquadrada também no processo de Internacionalização do concelho que é um dos grandes desafios assumidos pelo executivo municipal presidido por Paulo Cunha.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.