Correio do Minho

Braga,

- +
Famalicão e Braga unidos na organização dos XV Jogos do Eixo Atlântico
Ana Correia, de Braga, foi a vencedora do sorteio do coração de filigrana

Famalicão e Braga unidos na organização dos XV Jogos do Eixo Atlântico

Barcelos é a 1.ª Capital Mundial da Saúde Mental

Famalicão e Braga unidos na organização dos XV Jogos do Eixo Atlântico

Vale do Ave

2023-10-03 às 06h00

Joana Russo Belo Joana Russo Belo

15.ª edição dos Jogos do Eixo Atlântico realiza-se, de 30 de Junho a 5 de Julho de 2024, em Famalicão e Braga, numa organização conjunta das duas cidades. Promover o desporto, a convivência dos jovens e os valores europeus é a principal meta.

Citação

É um evento desportivo transfronteiriço único na Europa e junta, actualmente, mais de dois mil participantes, em edições de dois em dois anos. Depois da Maia (2022), em 2024, a 15.ª edição dos Jogos do Eixo Atlântico - promovidos pelo Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular - terá palco em Famalicão e Braga, numa organização conjunta a realizar entre os dias 30 de Junho e 5 de Julho.
Competição pretende promover o desporto, a convivência entre os jovens e, sobretudo, o melhor conhecimento entre os cidadãos das regiões Norte de Portugal e da Galiza.
“O desporto promove laços, une povos e queremos que haja cada vez mais um fortalecimento de laços entre nós, já que o desporto tem esta capacidade intrínseca de nos unir, criar e fortalecer esta relação por forma a que a Europa no seu todo seja um corpo robusto e musculado, para enfrentar os desafios dos tempos actuais”, sublinhou o autarca Mário Passos, na apresentação do evento, integrada no programa da visita dos comissários da ACES Europa, que estão a avaliar a candidatura do município famalicense a Cidade Europeia do Desporto em 2025.
Assumindo que Famalicão pretende ser “cada vez mais um município de natureza europeia”, o presidente destacou a experiência de Braga na organização do evento - já que recebeu os Jogos do Eixo Atlântico em 2019 - considerando terem “todos os ingredientes para desenvolver uma iniciativa marcante”.
Do lado bracarense, a vice-presidente Sameiro Araújo acredita que “será uma parceria interessante e produtiva”, realçando a experiência “extremamente importante para os jovens”, num encontro “onde é muito importante a parte social e cultural”.
“Normalmente, quer Famalicão quer Braga quando se candidatam a algo é para ganhar. Famalicão merece, tem todas as condições para ser uma excelente Cidade Europeia do Desporto, tem uma massa de associações muito interessante, projectos desportivos voltados para a população e tudo têm para que seja uma candidatura vencedora, Braga está a torcer por Famalicão”, frisou a propósito da candidatura Sameiro Araújo.
Em representação do Eixo Atlântico, o secretário geral Xoán Mao lembrou que os Jogos do Eixo “são construção europeia e cultura”, destacando o papel determinante “para um modelo de Europa que parece que alguns estão a esquecer, com os populismos e do neo-fascismo que estamos a viver”. “Só podemos combater esta regressão e marcha atrás de alguns países da Europa formando a gente jovem, formando os valores da Europa e de solidariedade através do desporto e da cultura”, frisou.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho