Correio do Minho

Braga, sábado

- +
Famalicão apresenta plano para um concelho para todos
Duetos atraem 12 tunas a concurso no XXVII Celta

Famalicão apresenta plano para um concelho para todos

Câmara reduz iluminação pública para poupar na factura energética

Famalicão apresenta plano para um concelho para todos

Vale do Ave

2022-09-28 às 18h12

Redacção Redacção

Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação apresentado na Casa das Artes

Citação

O Município de Vila Nova de Famalicão vai desenvolver até 2025 cerca de três dezenas de medidas de promoção da igualdade e não discriminação. A apresentação do Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação (PMIND) foi apresentado ontem, 27 de setembro, pelo Presidente da Câmara Municipal na Casa das Artes de Famalicão, perante uma plateia constituída por representantes de dezenas de parceiros sociais, que aceitaram o desafio de conceber uma estratégia comum nesta matéria.

A criação de uma bolsa municipal para a inclusão e empregabilidade, a criação de um programa de intervenção de detenção de casos de violência de género com o envolvimento dos parceiros sociais, a eliminação de barreiras arquitetónicas nos edifícios públicos, a criação de um banco de ajudas técnicas para os cidadãos portadores de deficiência e o desenvolvimento de ações de sensibilização para a temática são algumas das medidas sugeridas no plano e que a autarquia assume como meta.

“Queremos um concelho para todos e que a diferença seja uma riqueza para o território” salienta o Presidente da Câmara Municipal, Mário Passos. “É um plano ambicioso, audacioso, trabalhoso (…) a nossa pretensão é atingir uma real igualdade de género e não discriminação no nosso território (…) queremos que a realidade de oportunidades esteja mais visível no nosso concelho, por forma a sermos uma referência regional e nacional nesta matéria” reforça o edil.

Elaborado pelo pelouro da Igualdade, o PMIND tem como objetivos gerais a sensibilização da comunidade para a importância das questões relacionadas com a igualdade e não discriminação e a eliminação de estereótipos no processo de desenvolvimento local, resultando de um diagnóstico elaborado no concelho com a participação e envolvimento ativo de entidades locais, em parceria com o Município.

Refira-se que o primeiro PMIND foi implementado entre 2016 e 2020, sendo esta a segunda edição. O projeto é promovido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, no âmbito da Tipologia Operações 1.06 – Apoio técnico à elaboração e monitorização da execução e avaliação dos planos para a igualdade do POISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, financiado pelo Fundo Social Europeu (FSE) e pelo Estado Português, sendo a CIG – Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, o organismo intermédio.

Deixa o teu comentário

Tudo bons rapazes
Desporto

Tudo bons rapazes

03 Dezembro 2022

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho