Correio do Minho

Braga, quinta-feira

Fafe capital da Columbofilia
Natas de vinho do Porto é a iguaria inovadora servida na Pastelaria Soares

Fafe capital da Columbofilia

Plantação de cannabis apreendida em Vila Nova de Famalicão

Vale do Ave

2017-01-08 às 18h05

Joana Russo Belo

PAVILHÃO MULTIUSOS de Fafe acolhe 44.ª Exposição Nacional e Pré-Olímpica de Columbofilia. Edição conta com cerca de 500 pombos-correio e irá escolher a selecção nacional que vai representar Portugal em Bruxelas, nas Olimpíadas Columbófilas.

Durante este fim-de-semana, Fafe é a capital da Columbofilia. Os melhores pombos-correio nacionais estão presentes na 44.ª Exposição Nacional e Pré-Olímpica de Columbofilia - a decorrer no Pavilhão Municipal de Fafe - evento que vai seleccionar os 12 ‘atletas’ que vão representar a selecção portuguesa nas Olimpíadas Columbófilas, em Bruxelas, na Bélgica, entre 27 e 29 de Janeiro.
“É o top dos eventos columbófilos e o facto de a Associação de Braga ser contemplada com a organização é uma prova de confiança do nosso trabalho nos últimos tempos. Pela segunda vez, a primeira foi há 30 anos, Braga organiza este evento, que é o culminar de um trabalho que está a dar frutos”, sublinhou José Luís Barros, presidente da Associação Columbófila de Braga, destacando a “grandiosidade” da exposição, onde a vertente desportiva está aliada “à componente social, cultural e turística”.
Promoção turística também realçada pelo presidente da câmara municipal, Raúl Cunha, lembrando os milhares de pessoas que vão passar pelo Pavilhão Multiusos.
“Receber em Fafe a 44.ª Exposição organizada desta forma exemplar pela Associação Columbófila de Braga, 30 anos depois de ter voado por outras paragens, é para nós fafenses um grande prazer e grande satisfação. Acolher este evento comprova que a aposta que temos feito ao longo deste mandato de divulgar Fafe, desenvolver o turismo e criar condições para despertar vontade de visitarem esta nossa terra, foi uma aposta correcta e vai no sentido certo”, frisou o edil, dando a conhecer as várias razões para visitarem Fafe, desde os ralis, desporto automóvel, ciclismo, festas, passando por eventos culturais e gastronómicos.
“A columbófilia tem uma das melhores federações do mundo. E a melhor federação do mundo só poderia passar por Fafe, num evento com esta grandeza”.
José Luís Jacinto, presidente da Federação Portuguesa de Columbofilia, recordou que o “futuro da columbofilia está no dirigismo” e que são “a segunda modalidade do país com mais dirigentes”, ultrapassada apenas pelo futebol”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.