Correio do Minho

Braga, sábado

- +
F3M e UMinhoExec querem formar e valorizar gestores do sector social com formação especializada
S. Tiago da Cruz reabilita Largo Senhor dos Aflitos

F3M e UMinhoExec querem formar e valorizar gestores do sector social com formação especializada

'Caminho Limpo é Bom Caminho' é o mote para o Dia de Santiago

F3M e UMinhoExec querem formar e valorizar gestores do sector social com formação especializada

Braga

2021-06-23 às 17h00

Redacção Redacção

Área Social é um dos sectores com mais impacto no país. De acordo com o INE, contribui com 3,8% para o PIB nacional e emprega 260 mil trabalhadores. A 2ª edição do EXECUTIVE IPSS tem início em Outubro de 2021 e vai decorrer em formato online e pós-laboral.

O desafio é reforçar as competências de todos quantos dirigem hoje as Instituições Particulares de Solidariedade Social, bem como formar e preparar os futuros gestores, disseminando e incutindo boas práticas de gestão. É com este propósito que surge a 2ª edição do EXECUTIVE IPSS, um programa executivo lançado pela F3M e pela UMinhoExec, da Universidade do Minho, que tem início em Outubro.

Direccionado para quadros dirigentes e superiores da área social, este programa de formação especializada vai contar com um leque de formadores de elevada competência técnica e experiência profissional junto do 3º sector. A iniciativa, que pretende repetir o sucesso da primeira edição, lançada em 2017, visa dar resposta aos principais desafios daquele que é um dos setores com maior impacto no país.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), o sector social contribui actualmente com 3,8% para o PIB nacional e contabiliza cerca de 55 000 entidades, 260 000 trabalhadores e 14.000 milhões de euros de recursos utilizados. Formar gestores e dirigentes capazes de darem resposta aos actuais e futuros desafios do sector social é, por isso, para os responsáveis da formação, uma prioridade. "A gestão destas entidades assume uma preocupação central. Cada vez mais se procuram gestores profissionais, pessoas com um nível de qualificações que lhes permita introduzir no sector um conjunto de boas práticas de gestão, capazes de melhorar os níveis de eficácia e eficiência organizacional", refere Filipe Cruz, Manager da F3M Training Centre.

"Neste sentido, estabelecemos como principal objectivo despertar as actuais direções para a necessidade de incutir boas práticas de gestão e preparar os novos dirigentes para os desafios que o 3º sector lhes coloca, em áreas como o planeamento, a sustentabilidade, a fiscalidade, a legislação laboral e os recursos humanos, entre outras", acrescenta o responsável.

Elevar o conhecimento dos actuais dirigentes, preparar os dirigentes do futuro e potenciar a sustentabilidade das instituições são as principais premissas de um programa de formação especializada, 100% online, que terá início em Outubro. O programa formativo vai contemplar diversos temas ligados à gestão das organizações da economia social, como o planeamento estratégico, a gestão de recursos humanos, a gestão de contratos e obrigações laborais, obrigações e benefícios fiscais, marketing e comunicação e casos práticos de contabilidade.

A actual pandemia de Covid-19 e a angariação de fundos serão também dois dos tópicos a abordar. No total, estão previstas 60 horas de formação, em formato pós-laboral e com uma forte componente prática, visando transmitir aos participantes as melhores técnicas e princípios de gestão.

Fundada em 1987, a F3M é uma das maiores empresas portuguesas especializadas em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Actua em todo o território nacional - com sede em Braga e presença em Aveiro, Lisboa e Portalegre - e conta com uma equipa multidisciplinar, composta por profissionais altamente qualificados. A sua actividade está ligada à concepção, investigação, desenvolvimento, produção e implementação de software para mercados verticais (tais como Economia Social, Óticas, Têxtil e Saúde), complementando a sua oferta com o fornecimento de alguns dos principais ERP’s (Primavera e Sage), serviços de consultoria, formação certificada, soluções de infraestrutura TI e telecomunicações.

Fundada em 2014, a UMinhoExec, escola de executivos da Universidade do Minho, é "um veículo" de transmissão de conhecimento à sociedade em geral e ao meio empresarial em particular, que usufrui dos recursos e competências da Universidade do Minho para o desenvolvimento de formação executiva, formação à medida (taylor-made) e consultoria especializada. Sediada na Escola de Economia e Gestão, a UMinhoExec tem uma perspetiva multidisciplinar, integrando diferentes áreas do saber e dando aos seus formandos uma visão holística das diferentes perspetivas que influenciam a gestão das organizações. O foco da formação executiva tem particular relevo nas áreas da Ciência Política, Economia eGestão. Na área da consultoria, a UMinhoExec produz estudos de viabilidade económica de projetos, bem como desenvolve consultoria ao nível da gestão da marca, da gestão empresarial ou da administração pública.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho