Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
Fé levou multidão ao Monte do Pilar
Bailarina Bracarense Carolina Costa em destaque no Canadá

Fé levou multidão ao Monte do Pilar

“Queremos fazer o melhor jogo e o melhor resultado possível”

Fé levou multidão ao Monte do Pilar

Cávado

2019-05-20 às 06h00

Lurdes Marques Lurdes Marques

Uma multidão rumou montanha acima rumo à Nossa Senhora do Pilar, em procissão arciprestal. Milhares viveram momento de fé.

A Póvoa de Lanhoso viveu, ontem, mais uma procissão arciprestal em honra de Nossa Senhora do Pilar. Uma multidão rumou montanha acima, naquele que é o momento alto de fé, que reuniu as 31 paróquias do arciprestado. Às 29 paróquias da Póvoa de Lanhoso, juntaram-se no cortejo religioso as paróquias de Arosa e Castelões, do concelho de Guimarães.
Pelas 9 horas, os fiéis foram chegando das várias paróquias. Na procissão, as várias paróquias fizeram-se representar com as suas bandeiras, grupos de escuteiros, grupos corais e catequese.

A saída, da Igreja do Amparo, na vila, aconteceu pelas 9.30 horas. Na ponta do cortejo, o andor de Nossa Senhora do Pilar, transportado em ombros pelos homens de Lanhoso, com os Bombeiros Voluntários a levar os andor na parte final do percurso. Ao passar junto ao quartel dos soldados da paz, o andor foi saudado pela corporação. Do alto de uma das viaturas, foram atiradas flores à santa e o toque de sirene anunciou a passagem do andor. Uma guarda de honra dos Bombeiros acompanhou o andor montanha acima.

No Parque do Horto, à sombra de uma das poucas árvores que restam, a ladear com a estrada, estava Artur Silva. “A idade já não ajuda mas gosto de ver passar a procissão. Vim aqui para trás pois lá à frente está muito sol. Que pena não terem cortado as árvores. Enquanto puder, venho sempre assistir à passagem do andor da Senhora do Pilar”, referiu este povoense.
À chegada à esplanada granítica do Monte do Pilar, o andor de Nossa Senhora do Pilar foi saudado pelos fiéis com lenços brancos.
Pelas 11 horas iniciou a Eucaristia, presidida pelo Vigário Geral da Arquidiocese de Braga, Valdemar Gonçalves. No cortejo, para além das várias Confrarias, marcaram presença a vice-presidente da Câmara Munici- pal, Gabriela Fonseca, e os vereadores André Rodrigues e João Barroso.

Doçaria e cerejas são presença obrigatória na festividade

A tradição manda comprar doces e cerejas no dia da Procissão do Pilar, em Póvoa de Lanhoso. Ao chegar ao alto do monte deparamo-nos com várias tendas, com uma grande oferta de doces, brinquedos e a rainha da festa, a cereja. Bom tamanho e belíssima cor despertavam a atenção de quem passava.
Este ano, ano de boa produção, um quilo de cereja custava 2,50 euros. No ano passado, e como explicou um vendedor, o quilo de cereja custava 7,50 euros. Mesmo com preço alto, as vendas foram elevadas.
Na sua caminhada montanha acima, Alzira Leite aproveitou para comprar cerejas. “Comprei dois quilos. São de Resende, terra da boa cereja. O ano passado só comprei um quilo pois estavam muito caras”, referiu.
Cumpridas as ‘obrigações’ religiosas, os fieis rumaram a casa. São poucas as famílias que ainda mantêm a tradição de almoçarem no Pilar, estendendo a toalha nas várias meses e apreciando o farnel.

Pelo caminho, rumo ao centro da vila povoense, foi possível avistar, no Parque do Horto, quatro famílias, um número reduzido.
No passado, não havia mesa livre no parque. Hoje, muitos preferem comprar comida nos locais de restauração e rumar a casa para almoçar.
Junto à Igreja do Pilar, e enquanto se aguardava a chegada do andor, Rosa Nogueira explicou que, quando era criança, a mãe trazia o farnel e a família almoçava no local.
“Agora não se vê quase ninguém. Os tempos mudam”, acrescentou.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.