Correio do Minho

Braga, terça-feira

Exposição divulga estudo e protecção do lobo ibérico
Esposende: Maior orçamento real de sempre dá andamento a várias obras e projectos

Exposição divulga estudo e protecção do lobo ibérico

SC Braga desperdiça vantagem de três golos diante do Santa Clara

Alto Minho

2018-08-06 às 19h25

Redacção

Porta do Mezio acolhe, até 31 de Agosto, a exposição ‘O Lobo Ibérico em Portugal’. Presidente da Câmara Municipal dos Arcos de Valdevez e da Ardal enalteceu importância de trabalho realizado.

‘O Lobo Ibérico em Portugal’ é mote de uma exposição patente, até 31 de Agosto, na Porta do Mezio, nos Arcos de Valdevez, que procura divulgar vários aspectos da realidade desta espécie emblemática da fauna nacional e também o trabalho da Associação de Conservação do Habitat do Lobo Ibérico ao longo dos anos, na conservação do seu habitat.

Promovida pela ARDAL e pela Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, em parceria com a ACHLI - Associação de Conservação do Habitat do Lobo Ibérico, a exposição tem por base o trabalho de vários anos do fotógrafo de natureza João Cosme. As fotos transportam para paisagens de grande beleza e situações de “rara intimidade” do lobo no seu habitat natural e são complementadas com textos informativos sobre a espécie e o seu habitat.
O presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez e da ARDAL, João Esteves, enalteceu a importância da exposição e do trabalho desenvolvido pela ACHLI no que toca à protecção e estudo do lobo Ibérico, bem como aproveitou para referir projectos em desenvolvimento por parte da ARDAL ligados com a protecção e da flora e fauna do Parque Nacional como é o caso do projecto do Parque Biológico e o do Lobo e o Homem - Plano de Pedagogia e Interpretação Ambiental sobre o Lobo Ibérico.

O projecto do Parque Biológico pretende criar um parque zoológico na Porta do Mezio, constituído por um “jardim botânico de flora local e uma área de “parque zoológico”. O parque pretende expor, numa área com cerca de 15ha, uma selecção espécies animais autóctones, divididos em animais selvagens, como o caso do javali, da cabra bravia e do veado, e em animais domésticos ou de quinta, como a galinha, a ovelha e a vaca. Os animais domésticos ficarão inseridos num espaço destinado a funcionar como quinta pedagógica e o visitante terá uma perspetiva do habitat natural e dos modos de vida dos animais do parque.

Já o do Lobo e o Homem - Plano de Pedagogia e Interpretação Ambiental sobre o Lobo Ibérico tem por objectivo promover o conhecimento e a sensibilização para a conservação da natureza, nomeadamente do Lobo Ibérico e habitats de conservação prioritária, junto da comunidade universitária de quatro instituições, definindo-se como meta o envolvimento de 600 estudantes de licenciatura e mestrado e dos alunos do 12.º ano do concelho.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.