Correio do Minho

Braga, sábado

- +
Exposição assinala bicentenário do nascimento de D. Maria II, rainha que elevou Viana à categoria de cidade
Bolsa de Voluntários já tem 80 inscritos

Exposição assinala bicentenário do nascimento de D. Maria II, rainha que elevou Viana à categoria de cidade

Um milhão para reabilitar túnel da Avenida da Liberdade

 Exposição assinala bicentenário do nascimento de D. Maria II, rainha que elevou Viana à categoria de cidade

Alto Minho

2020-02-17 às 22h21

Redacção Redacção

Através desta exposição, vianenses e visitantes poderão perceber que o Traje à Vianesa das Terras de Geraz, como contado oralmente, surge aquando da visita que D. Maria II fez à região.

Já está patente no Museu do Traje de Viana do Castelo uma exposição temporária de homenagem a D. Maria II, a rainha que elevou Viana à categoria de cidade. A exposição acontece para abordar o bicentenário do nascimento da rainha e revela a forma como D. Maria II marcou a história e os trajes do concelho.
Para além de um breve historial de D. Maria II e da visita real promovida à atual Viana do Castelo em maio de 1852, esta exposição explora a riqueza do Traje à Vianesa das Terras de Geraz, assim como a sua distinção dos Trajes à Vianesa verdes da Serra d’Arga e outros trajes de cor verde.
Através desta exposição, vianenses e visitantes poderão perceber que o Traje à Vianesa das Terras de Geraz, como contado oralmente, surge aquando da visita que D. Maria II fez à região. Concretamente, e através do relato elaborado na ata de Câmara, de 12 de maio do ano de 1852, sabe-se que D. Maria II e a comitiva real se deslocaram de barco até à Passagem (Moreira de Geraz do Lima) no dia 10 de maio. A história local aponta como motivo para o surgimento da cor verde no vestuário das camponesas das Terras de Geraz a visita da Rainha D. Maria II ao lugar da Passagem.
A exposição assume-se, assim, como uma valiosa oportunidade de aprendizagem para todos os vianenses e para os apaixonados pela história do concelho vianense, principalmente para todos aqueles que valorizam os trajes locais e a riqueza da sua variedade.
Recorde-se que foi a 20 de janeiro de 1848 que D. Maria II elevou à categoria de cidade a Vila de Viana da Foz do Lima, atribuindo-lhe o nome de Viana do Castelo, como forma de reconhecimento pela defesa do Forte S. Tiago da Barra e lealdade para com sua majestade.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho