Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Experiência, juventude e conhecimento são a aposta da TractorMinho Lda
Arcos de Valdevez: Presidente da Câmara visita obras no Jardim de Infância do Centro Escolar Padre Himalaya com pais e docentes

Experiência, juventude e conhecimento são a aposta da TractorMinho Lda

Alameda Maria da Fonte e Rua das Verdosas ganham mais estacionamento

Experiência, juventude e conhecimento são a aposta da TractorMinho Lda

Economia

2021-05-14 às 12h27

Redacção Redacção

Empresa do sector de peças e acessórios para tractores agrícolas e alfaias assinalou 41 anos de existência. Sediada em Braga,e com presença em Angola e Espanha. Integra as empresas Auto Portucalense e TracMotors.

‘Honramos o passado, vivemos o presente e estamos em projecção para o futuro’. Este é o lema da empresa TRACTORMINHO LDA. que no passado dia 6 de Maio assinalou 41 anos de existência. Tudo começou com cinco pessoas ligadas ao ramo de peças e acessórios para automóveis e camiões. “Chegaram à conclusão de que havia falta, na zona Norte, de uma casa para servir os agricultores e oficinas da especialidade. Até aí esse apoio era dado por concessionários locais e empresas do Sul”, afirmou José Carlos Moreno, sócio-gerente da empresa.

Com os olhos postos na internacionalização, a empresa realiza uma missão empresarial a Angola em 2003, para fazer uma prospecção de mercado. Acabaria por constituir uma sociedade comercial (a Makipeças) naquele país em 2009. Há dois anos foi a vez de Espanha, (TracMotors-Recambios Agrícolas) “com a perspectiva de trabalhar todo o Sul de Espanha, em particular a Andaluzia”, disse José Carlos Moreno.
O sócio-gerente da TRACTORMINHO justificou a aposta além-fronteiras com o facto “do nosso mercado acabar por ser limitativo. Temos uma forte concorrência internacional e isso obrigou a criar portas de saída para os mercados mais próximos. Portugal tem fortes laços com Angola e Espanha foi por proximidade”, proferiu José Carlos Moreno. Num futuro próximo a empresa poderá vir a abordar Marrocos no seguimento de contactos já estabelecidos.

O ano de 2021 fica marcado pela fusão das três empresas do grupo (Tractorminho, Auto Portucalense e TracMotors) numa só, a TRACTORMINHO Lda. “Esta fusão visou não só a criação de escala como ajudou a reduzir e racionalizar custos. A TRACTORMINHO sendo já a importadora do grupo, passou agora a ser a distribuidora nacional, quando antes fazia a distribuição apenas na zona Norte”, explicou o sócio-gerente da empresa.
Apesar da incorporação de empresas e da internacionalização, a TRACTORMINHO nunca deixou de ser uma empresa 100 por cento familiar.

“Já temos connosco a terceira geração com responsabilidades assumidas, e a nossa perspectiva é que esta estrutura assim se mantenha por muitos anos. Dentro da área de peças para máquinas agrícolas (somos uma empresa multimarcas) e a principal em presa 100 por cento portuguesa que opera em Portugal. Há outros operadores, mas têm capitais estrangeiros ou sedes fora de Portugal”, frisou José Carlos Moreno.

A larga experiência adquirida ao longo de 41 anos e o dinamismo e competência da equipa de profissionais são duas das principais razões do sucesso da empresa. “Temos o privilégio de ter uma mescla (mistura) de pessoas com 50 ou mais anos de idade e uma equipa com um forte pendor jovem, na casa dos 35 anos ou menos. É um mix de experiência, conhecimento e juventude”, realçou o sócio-gerente da TRACTORMINHO.
A juntar a isto há, ainda, a aposta na proximidade e apoio ao cliente. “Temos em permanente evolução uma página online onde os clientes podem consul-tar os nossos serviços e produtos - https://tm.parts/. Mantemos também uma equipa de seis comerciais que fazem a cobertura de todo o país, acompanhando presencialmente os clientes”, salientou ainda o gerente José Carlos Moreno.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho