Inovação e desenvolvimento em análise nas Semanas da Economia
2025-03-12 às 06h00
Antigo presidente da junta acusado de adjudicação ilegal de obras a empresas de que é sócio-gerente.
Um antigo presidente da Junta de Areosa, Viana do Castelo, vai ser julgado por adjudicar, entre 2013 e 2021, mais de 270 mil euros em obras e prestação de serviços a duas empresas das quais é sócio-gerente.
De acordo com a acusação, a que a agência Lusa teve acesso, Rui Mesquita “cometeu, em autoria singular, dolo directo e concurso efectivo um crime de prevaricação (…) e um crime de participação económica em negócio”. O julgamento tem início no dia 7 de Maio, com sessões às 9.15 e às 14 horas.
Contactado pela Lusa, o antigo autarca socialista disse estar de “consciência tranquila” por considerar que “não fez nada para prejudicar a freguesia”, tendo manifestando “confiança na absolvição”.
O caso começou a ser investigado em 2019, na sequência de uma queixa formalizada por desconhecidos, por alegada corrupção e abuso de poder, e outras duas queixas, apresentadas separadamente, em 2021, por Maria Ivone Marques, na altura candidata da Iniciativa Liberal (IL) nas autárquicas de Setembro daquele ano. Rui Mesquita renunciou ao cargo em Outubro de 2022, invocando “razões de índole pessoal e profissionais”.
Segundo o MP, “no exercício das suas funções como presidente da Junta da Freguesia e durante aquele período, o arguido deliberou a adjudicação de obras e prestação de serviços às sociedades MFR - Soluções Eléctricas Lda. e Discretevidente - Unipessoal Lda., sociedades comerciais por si detidas e geridas, das quais é o sócio-gerente, sem que os procedimentos legais tenham sido observados”, lê-se no documento.
18 Abril 2025
18 Abril 2025
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário