Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
Ex-aluno da UMinho ‘produz’ carne em laboratório
Famalicão limpa mais de 70 hectares de terreno junto às zonas industriais

Ex-aluno da UMinho ‘produz’ carne em laboratório

SC Braga dá Vítor Hugo e Miguel Ângelo à selecção nacional para o ‘Europeu’

Ex-aluno da UMinho ‘produz’ carne em laboratório

Ensino

2021-02-21 às 10h14

Redacção Redacção

Vítor Espírito Santo, mestre em Engenharia Biológica e doutorado em Engenharia de Tecidos pela Universidade do Minho, está a desenvolver um projecto de produção de carne em laboratório, a partir de células e Singapura é o primeiro país a querer produtos.

Desenvolver carne a partir de células? É o que faz Vítor Espírito Santo, formado na Universidade do Minho, no projecto em que participa na Califórnia, EUA. Dirige o Departamento de Agricultura Celular na ‘Eat Just’, dedicada à carne cultivada em laboratório. Singapura foi o primeiro país a aprovar a comercialização destes produtos, entre os quais ‘nuggets de frango’, servidos em restaurante de luxo.
Vítor Espírito Santo apresentou o seu projecto nas XVI Jornadas de Engenharia Biomédica da UMinho, transmitidas online no YouTube.

“A produção intensificada de animais tem tremendas questões éticas, ambientais, de segurança, de ineficiência e implica abater milhões de animais por ano. Propomos, por isso, alterar para métodos de produção de carne menos agressivos e com a qualidade do produto semelhante”, explica o bracarense. “Acredito que este projecto saudável e sustentável vai ter um impacto significativo na população mundial a médio prazo”.
É mestre em Engenharia Biomédica (2007) e doutorado em Engenharia de Tecidos (2012) pela UMinho. Já trabalhou no Reino Unido e Japão nas áreas de biologia celular, engenharia de tecidos, bioprocessos e empreendedorismo, que o enriqueceram para o desafio actual.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho