Correio do Minho

Braga, sábado

- +
Europa reconhece Equilibrium Social Circus
Economia do concelho registou crescimento extraordinário

Europa reconhece Equilibrium Social Circus

Diversidade Cultural à mesa em Famalicão de 20 a 23 de maio

Europa reconhece Equilibrium Social Circus

Braga

2021-04-11 às 06h00

Patrícia Sousa Patrícia Sousa

‘Fazer Acontecer a Europa Social’ é a campanha da Comissão Europeia, que serve de mote à Cimeira Social, que se realiza em Maio no Porto.

O projecto Equilibrium Social Circus, promovido pelo Projecto Homem, foi convidado a integrar a Campanha ‘Fazer Acontecer a Europa Social’, que surge no contexto do Pilar Europeu dos Direitos Sociais, cujo plano de acção foi lançado no início deste mês pela Comissão Europeia e que motivará a realização de uma Cimeira Social a realizar no início do mês de Maio, no Porto. “Fomos contactados pela Comissão Europeia para integrar esta campanha e é um enorme reconhecimento do nosso trabalho e não estávamos à espera deste contacto directo”, confidenciou a coordenadora do projecto, Sara Leite.
A Cimeira Social, que reunirá os parceiros sociais, a sociedade civil, os presidentes das instituições e os Estados-Membros, pretende dar um “forte impulso” político ao Plano de Acção apresentado pela Comissão Europeia e será um dos pontos altos da Presidência Portuguesa da União Europeia.
“Temos concorrido a algumas iniciativas e prémios a nível europeu, mas ser contactados directamente para fazer parte desta campanha é mesmo o reconhecimento do trabalho que estamos a fazer nas escolas”, confirmou.
A campanha pretende “dar voz e reconhecimento” ao pilar europeu dos direitos sociais que se pretende que seja um dos pilares centrais. “A Europa quer reconhecer os direitos sociais como um pilar fundamental e esta campanha é precisamente nesse sentido para dar voz e reconhecer esse pilar”, explicou a coordenadora, acreditando que a cimeira será um “momento importante” para mobilizar a sociedade civil e as instituições em torno do desígnio da Europa Social.
Assim sendo, e porque o Pilar Europeu dos Direitos Sociais é composto por 20 princípios, a Comissão Europeia quer dar visibilidade a 20 projectos que todos os dias fazem acontecer a Europa Social, sendo o Equilibrium Social Circus um dos seleccionados pelo contributo dado na promoção do desenvolvimento integral das crianças e adolescentes.
Sobre o projecto, Sara Leite confirmou que está a “evoluir muito positivamente”. Neste primeiro trimestre de confinamento, o projecto manteve as oficinas em formato on-line. “As oficinas tiveram de ser adaptadas, claro que não tivemos sessões de trapézio, mas apostamos no ilusionismo e no malabarismo”, contou.
O projecto Equilibrium Social Circus está a trabalhar, durante este ano lectivo, nos agrupamentos de escolas Francisco Sanches, André Soares e Celeirós e na EB2,3 Frei Caetano Brandão. A Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação (ANEIS) também já está integrada neste projecto.
Entretanto, no retomar das aulas, esta semana, o projecto chegou também à EB2,3 de Lamaçães, estando, neste momento, 96 alunos envolvidos. “Temos sido contactados por pais a perguntar onde podem inscrever os filhos, por isso, o nosso objectivo é crescer e chegar a todos os agrupamentos de escolas”, disse.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho