Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Eurodeputado José Manuel Fernandes questiona legalidade do financiamento de obras do Estado com verbas dos municípios
Eco Parlamento reúne alunos de escolas públicas e um colégio

Eurodeputado José Manuel Fernandes questiona legalidade do financiamento de obras do Estado com verbas dos municípios

Vila Praia de Âncora assinala centenário

Eurodeputado José Manuel Fernandes questiona legalidade do financiamento de obras do Estado com verbas dos municípios

Nacional

2018-12-07 às 23h36

Redacção Redacção

Colóquio sobre a descentralização na Escola de Direito da Universidade do Minho

Citação

O Eurodeputado José Manuel Fernandes questionou hoje a legalidade do financiamento de obras públicas que são da responsabilidade do Estado com verbas dos municípios. A denúncia foi deixada no colóquio sobre "A Descentralização em Curso: reforço ou esforço da autonomia local?", que decorreu na Escola de Direito da Universidade do Minho, com a participação de autarcas e juristas.
"Há muitas obras como escolas ou centros de saúde que são da responsabilidade do Estados, mas estão a ser construídas com dinheiro dos municípios e de fundos europeus que estavam destinado às autarquias. Assim, temos as autarquias - nos limites da legalidade - a financiarem o Estado", afirmou o Eurodeputado.
Assumindo como princípio geral a boa aceitação da descentralização como processo para ganhar eficiência e proximidade, José Manuel Fernandes alertou que "não podemos ter uma descentralização apenas da despesa", condenando que o Estado opte por delegar tarefas e compromissos do serviço público, enquanto reforça o centralismo na gestão dos recursos, como acontece nas cativações e nos fundos comunitários.
"Tem de se poder ter autonomia política em várias áreas: educação, planeamento territorial, saúde. A descentralização não pode significar desresponsabilização", sustentou o Eurodeputado, exemplificando com a resposta do Governo à tragédia dos incêndios do ano passado: "O governo passou a responsabilidade da fiscalização e limpeza dos terrenos para as autarquias. Não lhe interessa se as autarquias têm meios, mas se algo correr mal já arranjou os culpados".
Numa iniciativa em que participaram os presidentes de Câmara de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, e de Ponte da Barca, Augusto Marinho, o Eurodeputado e coordenador do PPE na comissão dos orçamentos deixou "uma palavra de reconhecimento para todos os autarcas", que apontou como "motores de desenvolvimento, promoção da qualidade de vida e da coesão social".
"Neste momento, os municípios são os responsáveis pelo investimento público que existe em Portugal e não são os culpados nem da dívida nem do défice", frisou José Manuel Fernandes, lembrando ainda que cerca de 85% do investimento público em Portugal assenta nos recursos oriundos dos fundos europeus.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho