Assinalado centenário de um vianense lutador pela liberdade
2024-09-12 às 06h00
Presidente do Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA), Maria José Fernandes, desafiou os alunos que entraram este ano lectivo a participarem nas várias actividades de integração. Alunos foram acolhidos por colegas, directores de escola e de curso.
Centenas de alunos que vão frequentar o primeiro ano dos cursos de licenciatura, foram recebidos ontem no Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA). Foi o primeiro dia do programa de acolhimento ‘Welcome IPCA’ que se prolonga até Outubro. O evento tem organização conjunta do IPCA e da Associação Académica do IPCA.
O objectivo é promover a integração dos estudantes recém--chegados.
Este ano, o IPCA apresentou como novidade a entrada em funcionamento da Escola Superior de Desporto.
“Este era um grande projecto que nós tínhamos no IPCA. Um projecto que nasceu há cerca de dois anos, numa área que faz muita falta à região. O curso de Desporto vai funcionar em Guimarães”, afirmou Maria José Fernandes, presidente do IPCA.
Na mensagem que apresentou aos alunos recém-chegados, a presidente do IPCA apelou a que todos participem nas actividades da instituição de ensino.
“Isso é muito importante porque sabemos que é uma mudança muito grande para os alunos. Vêm do secundário para uma realidade completamente diferente e a integração é fundamental, porque têm de sentir que fazem parte da instituição. É uma cultura que temos de incutir nos estudantes”, apontou ainda Maria José Fernandes.
A presidente do IPCA lembrou ainda os 30 anos da instituição a comemorar em Dezembro. Durante esse tempo, foram formados mais de 20 mil alunos.
“O IPCA é um projecto muito bem sucedido. A marca do IPCA nasceu para responder aos problemas que a região tinha, de requalificação das pessoas, formar e promover a inovação e o conhecimento e nós conseguimos isso”, considerou Maria José Fernandes.
A elevada taxa de empregabilidade também contribuiu para o sucesso do estabelecimento de ensino.
“O mercado está a absorver muitos dos nossos alunos. Os indicadores mostram precisamente isso. De facto nós temos uma taxa de emprego muito elevada em todos os cursos”, explicou a presidente do IPCA.
Dirigindo-se concretamente aos alunos do primeiro ano dos vários cursos, Maria José Fernandes garantiu que “daqui a três anos, todos vocês dirão que estes foram os melhores anos das vossas vidas”.
As aulas começam a partir de segunda-feira, mas a sessão oficial de abertura do ano lectivo está agendada para o dia 30 deste mês e vai contar com a presença de Fernando Alexandre, o ministro da Educação, Ciência e Inovação.
Durante o dia de ontem, os alunos recém-chegados foram recebidos pelos directores de escolas e directores de curso e participaram no jogo ‘Team UP - 30 Anos, 30 Desafios. O jogo prossegue durante o dia de hoje e antecede uma ‘happy hour’ ao som do DJ Voktor Soul.
Muitos dos estudantes são provenientes de países como Alemanha, Áustria, Itália, Camboja, Egipto, Marrocos e Moçambique. Ao longo do mês de Outubro decorre o Cíclo de Integração, que permite desenvolver as competências sociais.
11 Outubro 2024
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário