Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Estudantes do IPCA adaptam brinquedos para deficientes
Um ano de comemorações do universo camiliano

Estudantes do IPCA adaptam brinquedos para deficientes

Eco Parlamento reúne alunos de escolas públicas e um colégio

Estudantes do IPCA adaptam brinquedos para deficientes

Ensino

2021-12-02 às 06h00

Redacção Redacção

Oficina do Brinquedo visa capacitar jovens para empregos com futuro na área das tecnologias e decorre no dia 18 na Escola Superior de Tecnologia.

Citação

Os alunos da Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) realizam, no dia 18, uma Oficina do Brinquedo. A iniciativa pretende proporcionar a adaptação de brinquedos para utilização por crianças com deficiência motora e/ou cognitiva e a reparação de brinquedos antigos ou novos para doação.
A ideia de retomar este projecto do IPCA partiu de João Fernandes, estudante do 3.º ano do Curso de Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, que decidiu levá-lo ainda mais longe, reforçando o impacto social da iniciativa. 

A Oficina vai envolver “uma campanha para angariação de brinquedos novos e antigos, a elaboração de controladores de videojogos para pessoas com deficiência motora e/ou cognitiva e a criação de controladores de computador para pessoas com incapacidade”, referiu João Fernandes. O aluno acrescentou que “há muitas crianças com deficiência que necessitam de brinquedos adaptados, mas eles ou não existem no mercado, ou são muito caros”.
Neste âmbito, no próximo dia 18, no corredor da Escola Superior de Tecnologia do IPCA, um grupo de jovens da Associação de Solidariedade e Acção Social vai juntar-se a 20 estudantes do IPCA, numa acção que visa proporcionar a experienciação da Engenharia Eletrotécnica e o Ensino Superior. 

“O alargamento da Oficina do Brinquedo à dimensão do ensino da eletrónica e da reparação aos jovens da ASAS visa responder a uma necessidade que detectamos: capacitar os jovens com dificuldades socioeconómicas, que são um pouco esquecidos pela sociedade devido a já não serem crianças, e mostrar-lhes que a sociedade também se importa com eles”, explica João Fernandes. 
Os jovens da ASAS vão aprender sobre electrónica.
O evento conta com a parceria da Associação de Pais e Amigos de Crianças (APAC) de Barcelos e da Associação de Solidariedade e Ação Social (ASAS) de Santo Tirso. Os brinquedos devem ser entregues no campus e pólos do IPCA.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho