Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
Estudantes do Instituto Politécnico desafiam portugueses a falarem com vizinhos seniores
Sequeira “É a minha melhor época desde que cheguei a braga”

Estudantes do Instituto Politécnico desafiam portugueses a falarem com vizinhos seniores

Mil refeições servidas a profissionais de saúde, de segurança e alunos

Estudantes do Instituto Politécnico desafiam portugueses a falarem com vizinhos seniores

Ensino

2020-03-26 às 16h34

Miguel Viana Miguel Viana

Iniciativa 'Janelas ConVIDA’ pretende ajudar a combater o isolamento social da população sénior e ajudar a sinalizar necessidades e situações de risco. Ideia surgiu de estudantes de Gerontologia do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

Os estudantes da Licenciatura de Educação Social Gerontológica e do Mestrado em Gerontologia Social da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, desafiaram esta semana os portugueses a contactarem as pessoas idosas que vivam sozinhas nas redondezas.
O contacto deve ser feito à janela ou à varanda.
O desafio, designado como ‘Janelas ConVIDA’, foi feito no Dia do Gerontólogo (24 de Março).

“Trata-se de uma acção de proximidade e suporte às pessoas mais velhas que vivem, neste momento, sozinhas ou com contacto limitado com os seus familiares e amigos na sequência do estado de emergência decretado em Portugal, afirmaram os estudantes em comunicado.
O objectivo é criar “uma rede de suporte e ajuda às pessoas mais velhas; identificar/sinalizar necessidades ou situações de risco vividas pelas pessoas mais velhas; ajudar os mais velhos a manter-se em casa, seguros e protegidos, evitando o risco de contágio da Covid-19, minimizando desta forma a vivência de sentimentos de solidão, isolamento social, insegurança ou abandono”, acrescentaram os estudantes.

Os mentores da iniciativa alegam que “quando todos temos de ficar em casa para nossa protecção e da nossa comunidade, as janelas e varandas foram escolhidas como a nossa ligação ao mundo físico e social, particularmente para aqueles em que a tecnologia não é alternativa. Por isso, as janelas ganham vi-da quando convidamos o(s) outro(s) para uma conversa entre vizinhos, para uma pequena troca de palavras, mas que se transforma em algo muito maior – cria uma ligação, transmite esperança, cuidado, interesse genuíno”. Com vista a reunir os resultados desta iniciativa, os estu- dantes de Educação Social Gerontológica e do Mestrado em Gerontologia Social, criaram uma página nas redes sociais (https://m.facebook.com/Janelas ConVIDA) onde divulgam a iniciativa e fazem fazem sugestões.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho