Correio do Minho

Braga, quinta-feira

Estátua de César Augusto verga ao mau tempo
XII Concurso Nacional de Leitura 2017/2018 conta com aluna de Amares

Estátua de César Augusto verga ao mau tempo

Vizela: A árvore generosa' no Coreto do Parque das Termas

Braga

2018-01-11 às 06h00

Paula Maia

Situada no Largo Paulo Orósio, estátua do imperador romano ficou sus-pensa, suportada apenas por duas escadas colocadas pelos bombeiros.

A estátua de César Augusto, localizada no?Largo Paulo Orósio, terá cedido, ao início da tarde de ontem, à intempérie dos últimos dias. Inaugurada na última edição da Braga Romana, a estátua, que constitui uma homenagem do Município de Braga ao imperador romano que há 200 mil anos fundou a cidade de Braga Augusta, ficou suspensa, suportada apenas por duas escadas colocadas pelos Bombeiros Voluntários de Braga, cujo quartel fica mesmo em frente à referida estátua.

Contactado pelo CM, o vereador Miguel Bandeira mostrou-se surpreso pelo facto, adiantando que o fabricante deu garantias de exposição e resistência da referida imagem que deveria estar preparada para estar exposta ao ar livre.
Sem querer avançar no imediato com possíveis causas para o sucedido, Miguel Bandeira aponta o mau tempo que se fez sentir nos últimos dias como uma causa provável para a queda da estátua de César Augusto, mas aguarda o parecer técnico dos responsáveis camarário que se encarregarão agora de apurar as causas.

Sem especificar o material com que é feita esta imagem, o vereador bracarense refere apenas que é um material com que são concebidas algumas esculturas a nível nacional para serem colocadas em espaço público e ao ar livre.
A estátua de César Augusto foi inaugurada há sete meses, pouco tempo, na opinião do vereador, para que a imagem apresente estes sinais de fragilidade. Vamos verificar o que se passou, assegura o responsável.
Já no final da tarde, o Município garantia que iria proceder à remoção da estátua que seguirá de imediato para a empresa responsável pela sua concepção, accionando a garantia de fabrico.
No futuro, e ainda segundo a autarquia, serão encontradas novas soluções de fixação da imagem para evitar que situações simulares voltem ocorrer.

Augusto Prima Porta, como foi designada, é uma estátua áulica que representa César Augusto, na qual o imperador mostra pose de comando e importância já que aparece com a mão direita levantada e parece estar dirigindo as tropas. César Augusto está vestido com uma couraça militar e a toga típica do Império. Na couraça aparecem relevos que representam uma alegoria da conquista de Hispânia e da Gália, representadas por duas mulheres no centro. Aos pés do imperador aparece Cupido como protector de Augusto, já que a sua mãe, Vénus, era a deusa protectora dos Julhos, aos quais o imperador Augusto pertencia.

A estátua erigida é das imagens mais divulgadas do imperador e é uma reprodução do modelo padrão que existia há 2000 anos na cidade de Roma. Augusto Prima Porta é uma estátua do imperador romano Augusto que foi descoberta em 20 de Abril de 1863 na Villa de Augusto, Prima Porta, Roma. A original, em mármore, é uma imagem idealizada de Augusto e foi descoberta na casa de Lívia Drusa, mulher do imperador. Actualmente está ex

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.