Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Estrasburgo: Um conto de Natal no Parlamento? Sim, senhores embaixadores
Viana do Castelo: mega simulacro no IPVC

Estrasburgo: Um conto de Natal no Parlamento? Sim, senhores embaixadores

Sporting Clube de Braga perde na Bélgica e fica em posição delicada na Liga Europa

Estrasburgo: Um conto de Natal no Parlamento? Sim, senhores embaixadores

Ensino

2024-12-09 às 06h00

Rui Miguel Graça Rui Miguel Graça

É escola embaixadora do Parlamento Europeu. Pelo trabalho que desenvolvem. Pelos valores que transportam. Voltaram a sentir-se na pele de eurodeputados, numa Estrasburgo natalícia.

Citação

O frenesim é grande. Como quando vamos ouvir uma história daquelas que nos fazem arregalar os olhos e deixá-los plenos de brilho. Daquelas que começam com era uma vez… e têm magia consigo. A Escola Europeia de Ensino Profissional é embaixadora do Parlamento Europeu. Por tudo o que fazem ao longo do ano. Pelos valores europeístas que transportam. Criaram uma revista - Together - em conjunto com uma instituição espanhola e que passou a servir de exemplo para as nações. Voltaram a ser convidados para uma sessão no hemiciclo em Estrasburgo. Algo raro e especial, devidamente fundamentada pela sua dedicação e qualidade apresentada ao longo do ano.

O Henrique nunca tinha viajado de avião. Era tudo novo para ele. Não era o único que que nunca esteve no Parlamento Europeu, mas os que já tinham vivido a experiência queriam senti-la novamente. Notava-se o nervosismo da responsabilidade, que se misturava com os sorrisos do brilho das luzes. Em plena quadra natalícia, horas depois da abertura do mercado de Natal mais antigo da Europa, que torna Estrasburgo num verdadeiro conto de Natal.
Vestiram-se também a rigor para o Parlamento Europeu, como se eurodeputados fossem. Na sessão, perante cerca de 1200 alunos de 39 nacionalidades, registaram-se seis intervenções. Todas pertinentes e impactantes na sua observação. O tema era os direitos humanos. Fizeram-no em português, mas também em alemão e castelhano. O que engrandece mais a sua participação. Isto na parque da manhã. Já de tarde, no final do almoço voltaram ao local para um debate centrado nas fronteiras e dos direitos dos emigrantes, sendo que havia o grupo dos que estavam a favor, os contra, aqueles que estavam indecisos e também os que se mostravam disponíveis à negociação. Tinham que levantar os braços para falar e não se cansaram de o fazer.

Antes do regresso a Portugal ainda houve tempo de regressar a Estrasburgo para conhecer a sua Catedral. A quarta maior da Europa, com uma beleza ímpar e com uma história fantástica.
Susana Maria Silva, coordenadora do projecto, mostrou-se “muito orgulhosa” da participação dos alunos da Escola Europeia de Ensino Profissional e dos valores que defendem. Também se assume uma “europeísta convicta” e no Parlamento Europeu, numa troca de agradecimentos entre alunos e coordenadores, também discursou, alu- dindo “à coragem dos jovens” e formulando o desejo: “que um dia um possa ser eurodeputado”.


Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho