Correio do Minho

Braga, quinta-feira

Estrangeiros têm demonstrado interesse pela língua portuguesa
Monção reforça colocação de ecopontos em todo o concelho

Estrangeiros têm demonstrado interesse pela língua portuguesa

Desfile da Mordomia bate recordes com 636 participantes e juventude em destaque

Braga

2018-02-09 às 08h00

Redacção

Curso de Português como Língua Estrangeira é frequentado por mais de 100 estudantes da Universidade do Minho provenientes de vários países, essencialmente da Ásia.

A língua portuguesa tem merecido o interesse de estudantes oriundos de várias partes do mundo. A revelação foi feita por Henrique Barroso, responsável pela organização do colóquio O Português na Casa do Mundo, Hoje, que ontem decorreu na Universidade do Minho.

O encontro foi organizado pelo BabeliUM - Centro de Línguas da Universidade do Minho, e pretendeu assinalar os 25 anos do Curso de Português Língua Estrangeira.

O professor universítário teve em conta a boa adesão de estudantes estrangeiros ao Curso de Português Língua Estrangeira.

Quando o curso começou em 1993/94, tinha 23 inscritos, e hoje são 108. No princípio tínhamos, sobre tudo, pessoas da Europa Ocidental, depois tivemos procura de ucranianos na década de 90 e neste ano, a procura é sobre tudo da Ásia, da China, porque saber Português é sucesso garantido, sublinhou Henrique Barroso.

O responsável lembrou que a UMinho tem protocolos com seis universidades chinesas, que trazem muitas pessoas para cá.

Em todo o mundo há cerca de 273 milhões de falantes de língua portuguesa (Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné Bissau e Timor Leste), razão pela qual, indicou Henrique Barroso, o português se enquadra na quarta posição entre as línguas maternas.

O Curso de Português Língua Estrangeira já foi frequentado por 1779 estudantes estrangeiros, desde que foi fundado em 1994.

A sessão foi presidida pelo reitor da UMinho, que destacou a importância do ensino do português para afirmação do país.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.