Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Esposende serve “Março com Sabores do Mar” à mesa de 39 restaurantes
Famalicão: Medidas apoiam famílias e empresas

Esposende serve “Março com Sabores do Mar” à mesa de 39 restaurantes

Câmara de Braga aplaude incentivos ao reforço de pessoal das IPSS

Esposende serve “Março com Sabores do Mar” à mesa de 39 restaurantes

Cávado

2020-02-27 às 22h22

Redacção Redacção

Tendo subjacentes os objetivos de afirmar a gastronomia/vinhos como produto estratégico e de atrair visitantes ao concelho, apostando também na valorização dos produtos endógenos e na capacitação dos agentes económicos locais, o evento mantém uma abrangência alargada, envolvendo a comunidade em geral e, de forma particular, a população escolar.

A 21.ª edição do evento “Março com sabores do mar” foi hoje apresentada, em sessão pública, no espaço Aldeias de Mar, instalada no Largo Rodrigues Sampaio, no centro da cidade de Esposende. O Município de Esposende, em parceria com as unidades de restauração do concelho, volta a dedicar o mês de março aos sabores do mar, aliando a componente gastronómica a um conjunto alargado de iniciativas de âmbito educacional, cultural e ambiental.

Tendo subjacentes os objetivos de afirmar a gastronomia/vinhos como produto estratégico e de atrair visitantes ao concelho, apostando também na valorização dos produtos endógenos e na capacitação dos agentes económicos locais, o evento mantém uma abrangência alargada, envolvendo a comunidade em geral e, de forma particular, a população escolar.

Nesta edição participam 39 restaurantes, dos quais 15 aderem ao concurso ao “Sabores do Mar”, 21 pastelarias e dois produtores de vinhos, além dos parceiros Cooperativa Agrícola de Esposende, Lacticínios de Marinhas e Licores e cerveja artesanal. A todos o Vereador do Turismo, Sérgio Mano, agradeceu pelo contributo para o sucesso de um evento com mais de duas décadas. Aos empresários em particular exortou a associarem-se ao esforço do Município na promoção e valorização do território, inovando e empreendendo para cativarem ainda mais turistas e visitantes, nomeadamente através de experiências diferenciadoras.

Em jeito de preâmbulo, o Vereador deu nota dos indicadores positivos do turismo de Esposende em 2009, que apontam para um crescimento do número de dormidas (7%) e de hóspedes (6%), apenas no Alojamento Tradicional (Hotéis). Sérgio Mano afirmou que a sazonalidade tem cada vez menor expressão em Esposende, fruto da estratégia turística do Município, a qual assenta na aposta em quatro grandes vetores: o Turismo de Natureza e Náutico, o Turismo Desportivo e lazer, o Turismo Cultural e a Gastronomia/Vinhos.

Sobre o “Março com sabores do mar”, Sérgio Mano sublinhou a capacidade de inovação e de reinvenção deste evento que, ao fim de 21 anos, continua, ainda, a surpreender e deu conta do vasto conjunto de atividades, de índole diversa, que decorrerão ao longo de todo o mês. Destacou ainda o projeto Minho Região Europeia da Gastronomia, promovido pelas CIM`s Alto Minho, Cávado e Ave que permitirá dar o tiro de partida à estratégia de promoção definida pelo Município de Esposende para se posicionar como destino gastronómico de Peixe e Marisco, com especial destaque, em 2020, para o “Robalo”.

Na sua intervenção, onde realçou a importância e o peso da gastronomia ao nível turístico-económico, o Presidente da Câmara Municipal vincou a necessidade da união de esforços para tornar ainda mais forte e eficaz a estratégia de promoção e valorização do território concelhio. “O Município é o melhor parceiro que vocês podem ter”, afirmou Benjamim Pereira, exortando os agentes económicos do concelho a um “esforço partilhado”, na certeza de que os resultados serão ainda mais positivos. Destacou a excelência da gastronomia de Esposende, que este evento evidencia, e sublinhou o envolvimento das escolas e da comunidade em geral. Benjamim Pereira evidenciou também o aspeto inovador desta edição de convidar as comunidades estrangeiras residentes no concelho a partilhar a sua cultura gastronómica, promovendo, por esta via, a sua integração.

O Vice-presidente da Entidade Regional Turismo do Porto e Norte de Portugal, Inácio Ribeiro, felicitou o Município pela iniciativa, considerando que “Esposende brilha” na promoção do território. Deixou uma palavra de reconhecimento e incentivo a todos quantos contribuem para o sucesso deste evento e elogiou o cartaz desta edição, que evidencia as gentes do mar, sublinhando a sua autenticidade e genuinidade. “É isto que o turista procura” afirmou, referindo que o turismo na região Porto e Norte continua em crescendo, com registo de 10,7 milhões de turistas em 2019. Concluiu, desejando que esta edição do “Março com sabores do mar” repita o sucesso das anteriores.

Mês recheado

O Fim-de-Semana Gastronómico da Entidade Regional TPNP, de 28 de fevereiro a 1 de março, marca o arranque desta edição.

A inovação continua intrinsecamente ligada ao “Março com Sabores do Mar”, surgindo, em cada edição, novos desafios. Este ano, uma das novidades é a iniciativa multicultural “À mesa é que a(s) Gente(s) se entende(m)”. Numa lógica de acolhimento e de integração, os imigrantes residentes em Esposende são desafiados a confecionar pratos de peixe e marisco relacionados com as tradições gastronómicas dos seus países de origem. Outro desafio é a iniciativa “À Descoberta dos cuscos: um “casamento” (im)provável com o mar”, cruzando o peixe e o marisco com outros sabores da história e da cultura portuguesas.

Nesta edição, mantém-se o propósito de implementar a sustentabilidade à mesa e o combate ao desperdício alimentar, quer através da confeção de pratos quer através da construção e da decoração dos espaços. Ações de sensibilização e de formação vão acontecer no Espaço Aldeias de Mar, onde decorrerão também Oficinas de Cozinha por diversos Chefes.

No âmbito da tertúlia com oficina de cozinha, “Salvar o planeta à mesa”, que decorrerá no dia 28 de março e onde se abordarão questões ligadas à pesca sustentável e ao combate do desperdício alimentar, será lançada uma publicação com o mesmo nome. Este livro reúne o conhecimento científico do biólogo Vasco Ferreira e algumas receitas do Chefe de Cozinha Emídio Almeida, tendo como base algumas espécies capturadas localmente, optando assim pelos produtos de proximidade e reduzindo a pegada ecológica.

Nas escolas do concelho vai realizar-se mais uma edição do concurso “Cantinas Escolares” e o “Fish Chef”, cuja final decorrerá no Espaço Aldeias de Mar. Como habitualmente, na Escola Básica de Apúlia, realizar-se-á o “Festival das Sopas” e, na Escola Profissional de Esposende, decorrerá o concurso “Jovem Cozinheiro dos Sabores do Mar”, direcionado para os alunos da área de restauração e cozinha.

Durante o mês de março, no Centro de Informação Turística de Esposende, estará patente a mostra fotográfica intitulada “Propostas Gastronómicas com Sabores do Mar”, alusiva aos 15 pratos que concorrem ao concurso gastronómico “Sabores do Mar”. Como forma de assinalar o evento, no centro urbano da cidade e nos restaurantes aderentes haverá simbólicas representações de espécies marinhas dos rios e mar de Esposende.

A abrilhantar a sessão de apresentação esteve a Academia de Dança/Centro de Estudos “Ás do Saber” e a Universidade Autodidata de Esposende. A Escola Profissional de Esposende deu a provar iguarias gastronómicas de peixe e marisco e a Pastelaria Rio Doce a “Catraia”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho