Correio do Minho

Braga, sábado

- +
Esposende regista este ano mais alunos inscritos
Projeto 'ADN' da PASEC vence Programar em Rede 2022

Esposende regista este ano mais alunos inscritos

Duetos atraem 12 tunas a concurso no XXVII Celta

Esposende regista este ano mais alunos inscritos

Cávado

2022-10-03 às 12h29

Redacção Redacção

Município de Esposende destaca aumento do número de alunos que frequentam o ensino básico e secundário no concelho.

Citação

O concelho de Esposende regista este ano lectivo um aumento do número de alunos inscritos, face ao ano anterior. Este ano registam-se 6 169 alunos, mais 180 alunos que no ano lectivo 2021/22, o que corresponde a um acréscimo de 3%.
Segundo a Câmara Municipal de Esposende, esta inversão da tendência global para a diminuição de alunos, registada fora dos grandes centros urbanos, é consequência directa das políticas de fixação de população, nomeadamente em freguesias onde as escolas estavam aquém da sua capacidade.
“Estes números comprovam a forma assertiva como o Município de Esposende olha para o seu território, desenvolvendo um trabalho em rede que privilegia o todo, conferindo autonomia aos seus parceiros e apoiando os projetos que contribuem para o crescimento de cada freguesia”, destaca o presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira.

No número de alunos, regista-se um aumento de 6,2% no Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira, com a escola de Criaz a ver crescer em 50% o número de inscritos, face ao ano lectivo transato. Fonte Boa regista uma subida de 12% e Rio Tinto de 10%. Palmeira de Faro aumenta em 12%, Gemeses 7% e Esposende 8%.
No Agrupamento António Rodrigues Sampaio, o aumento global é de 5,5%. Os maiores aumentos registam-se em Vila Chã, Antas e em Mar, respectivamente com subidas de 37%, 19% e 11%. Também Pinhote e Rio de Moinhos aumentam o número de alunos em 9% e 8%, respectivamente.

“São diversos, os apoios disponibilizados pelo Município para a Educação, num total superior a seis milhões e meio de euros. Procuramos estar sempre ao lado dos nossos parceiros educativos, dos alunos e suas famílias, ultrapassando, não raras vezes, as nossas competências”, adiantou Benjamim Pereira. O Município de Esposende, em articulação com os agrupamentos de escolas e associações de pais, procedeu à alteração da gestão do serviço de refeições, até agora concessionadas, encontrando-se já sob gestão interna as cantinas das escolas básicas António Rodrigues Sampaio e Apúlia.
Tal decisão contribui para a implementação das medidas constantes no Programa de Alimentação Sustentável, Geração S, promovido pelo Município, e que visa a sensibilização e a aplicação das melhores práticas e decisões tendentes a uma alimentação mais saudável e sustentável, desde logo privilegiando-se os produtos locais.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade
Tudo bons rapazes
Desporto

Tudo bons rapazes

03 Dezembro 2022

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho