Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Esposende promove educação ambiental
Vianna: um restaurante com alma de café centenário

Esposende promove educação ambiental

Ricardo Rio eleito vice no Comité das Regiões

Esposende promove educação ambiental

Cávado

2022-08-09 às 06h00

Redacção Redacção

A protecção ambiental tem sido o tema de um conjunto de actividades que têm sido promovidas junto dos jovens pela Esposende Ambiente.

Citação

Diversas actividades ligadas a temáticas ambientais têm vindo a ser promovidas junto de crianças e jovens, durante as férias lectivas do verão, pela empresa municipal Esposende Ambiente. As iniciativas lúdico-pedagógicas surgem no âmbito do plano de actividades do Centro de Educação Ambiental 2021/2022 e do Programa da Bandeira Azul 2022.
Estas actividades, ligadas a temáticas ambientais relacionadas com a protecção dos ecossistemas e da biodiversidade, a problemática do lixo marinho e a política dos 3 R’s, e que visam alertar para a necessidade de todos adoptarem comportamentos e práticas ambientalmente sustentáveis em contexto de férias, decorrem nas praias galardoadas com a Bandeira Azul e nos espaços do Centro de Educação Ambiental. Até à data, contabilizam já a participação de quase 800 crianças e jovens provenientes de diversas instituições e centros de estudo concelhios e não só, bem como crianças a título particular.
Na Praia Suave Mar, em Esposende, decorreu no dia 5 de Agosto, mais uma sessão da ‘Caça à Beata’. Esta iniciativa, cuja primeira sessão teve lugar na Praia de Ofir, no dia 1 de Agosto, “visa a sensibilização dos mais jovens e dos banhistas para o problema ambiental decorrente de descarte inapropriado das beatas de cigarros”, garante a organização. Estas acções contaram com a participação do CATL de Rio Tinto e da Espozende Surf School, bem como de particulares, envolvendo quatro dezenas de crianças e jovens que dedicaram parte do seu tempo de férias a recolher cerca de 4300 beatas erradamente deitadas para o chão. Estima-se que 15 mil milhões de cigarros sejam vendidos todos os dias no mundo e diversos estudos indicam que 4,5 mil milhões de beatas acabem no chão todos os anos. Só em Portugal, calcula-se que sejam deitadas ao chão cerca de 7 mil beatas a cada minuto.
Até final do mês de Agosto é possível ainda participar numa das actividades dirigidas a crianças e jovens dos 5 aos 12 anos, como é o caso das iniciativas ‘SOS Ecossistemas em perigo’ e ‘Um passeio pela biodiversidade’, da oficina ‘Use e re-Use no verão’ ou da peça de teatro de marionetas ‘O casamento de Krappi’.
O programa das Oficinas de Férias de Verão no CEA 2022 pode ser consultado no site da Esposende Ambiente, em www.esposendeambiente.pt ou no blogue CEA em Blogue.
As actividades de educação ambiental contribuem para a concretização de vários Objectivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, em particular para os ODS 4 - Educação de Qualidade, 6 - Água Potável e Saneamento, 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis, 12 - Produção e Consumo Sustentáveis, 14 - Proteger a Vida Marinha e 15 - Proteger a Vida Terrestre, bem como o ODS 17 – Parcerias para a Implementação dos Objectivos de Sustentabilidade.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho