Correio do Minho

Braga,

Esposende: Galaicofolia regressa ao Castro de S. Lourenço
Estatuto PME Excelência para 46 empresas de Braga

Esposende: Galaicofolia regressa ao Castro de S. Lourenço

Falta valorizar património escondido no monte da Santa Marta das Cortiças

Cávado

2017-07-17 às 11h23

Redacção

O Castro de S. Lourenço, em Vila Chã, Esposende, vai acolher, no próximo fim-de-semana, mais uma edição da ‘Galaicofolia - 2000 anos de festa’, um evento promovido pela Câmara de Esposende, em parceria com a Junta de Vila Chã e que este ano tem como tema principal o sal. As novidades do evento são a representação da grande instituição que assumia o casamento (Romanae Nuptiae) na sociedade romana e o acampamento romano que será representado pela tenda do general, as tendas militares, paliçada e torres e triclinium e colunas.

O Castro de S. Lourenço, em Vila Chã, Esposende, vai acolher, no próximo fim-de-semana, mais uma edição da ‘Galaicofolia - 2000 anos de festa’, um evento promovido pela Câmara de Esposende, em parceria com a Junta de Vila Chã e que este ano tem como tema principal o sal.
As novidades do evento são a representação da grande instituição que assumia o casamento (Romanae Nuptiae) na sociedade romana e o acampamento romano que será representado pela tenda do general, as tendas militares, paliçada e torres e triclinium e colunas.

No Castro de S. Lourenço será recriado o ‘modus vivendi’ da aldeia galaica que ali existiu, numa iniciativa que integra o Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo do Município de Esposende e visa promover a cultura do noroeste peninsular, área de influência da Cultura Galaica.
A organização disponibiliza transportes gratuitos a partir da cidade de Esposende (na paragem junto ao Mercado) até ao evento e, nas imediações, estarão disponíveis parques de estacionamento.

O presidente da Câmara, Benjamim Pereira, aponta a Galaicofolia como “uma marca do Município que visa afirmar o concelho no plano turístico e divulgar o património concelhio, contribuindo também para a dinamização da economia local”. O edil enquadra o evento na estratégia de promoção e valorização do concelho, que passa não só por atrair mais turistas e visitantes, mas também por fixar população.

A Galaicofolia apresentará várias áreas temáticas, possibilitando uma oferta para todo o tipo de públicos.
No Espaço Zythos (Spatium Zythos), termo grego para denominação de cerveja, podem encontrar-se petiscos, cerveja artesanal e cidra. Na zona alimentar (Tabernae), pode encontrar-se comida galaica e romana, com destaque para os pratos de caça.

No Curral (Stabulum), estarão concentrados os animais domésticos que faziam parte do quotidiano da vida dos galaicos e no Mercado Romano (Fórum), onde estarão artesãos a trabalhar ao vivo, podem negociar-se os materiais, utensílios, adornos e produtos alimentares.
Os espaços comuns, como o Mercado Romano, a Muralha, o Castro, o Acampamento Romano e a Arena acolhem diversos espectáculos, cabendo nesta última a recriação do treino de soldados, o combate de gladiadores e demonstração de tiro.

Haverá ainda workshop’s dos ofícios de cordoaria e ferreiro, demonstração de voo de aves de rapina, recriações teatrais e desfile que captará, com toda a certeza, a atenção do visitante.
Enraizarte e Gambuzinos garantem a animação musical, mas a oferta alarga-se à recriação teatral, pelo Perjocum, a espectáculos de fogo, com o Jugling Fire e demonstrações de aves de rapina.

Pelo caminho, há oportunidade para experimentar a queimada galaica e provar a gastronomia bimilenar.
Para os mais novos há o espaço Caturo (Ludus Caturi), local reservado a jogos, oficinas, histórias e muitas brincadeiras.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.