Correio do Minho

Braga, sábado

- +
Esposende: concelho acolhe teleassistência da GNR
Monção: Está a chegar a 'Feira da foda'

Esposende: concelho acolhe teleassistência da GNR

Braga acolhe lançamento oficial dos European Capital of Innovation Awards 2026

Esposende: concelho acolhe teleassistência da GNR

Cávado

2025-02-12 às 10h30

Redacção Redacção

eGUARD arranca no distrito de Braga pelo concelho de Esposende. Fase piloto de teleassistência e monitorização de situações de vulnerabilidade social abrange 30 pessoas.

Citação

Arrancou ontem em Esposende a implementação, ao nível do distrito de Braga, do eGuard- Sistema de Teleassistência e Monitorização da Guarda Nacional Republicana (GNR). Trata-se de um sistema de teleassistência e acompanhamento de pessoas em situação de risco ou de vulnerabilidade social, que o Município de Esposende acolheu através de um protocolo de colaboração estabelecido com a GNR.
Em sessão nos Paços do Concelho, foi entregue pela Agência para o Desenvolvimento da Sociedade de Informação e do Conhecimento os dispositivos a disponibilizar às pessoas integradas no projecto, que passarão a contar com a monitorização permanente da GNR, através de um portal sediado no Comando Territorial de Braga.
O presidente da Câmara Municipal, Guilherme Emílio, referiu que, “dada a emergente necessidade de criar políticas locais de proximidade que respondam aos desafios decorrentes do crescente envelhecimento populacional, este sistema representa um passo significativo para a melhoria da qualidade de vida da população.
Guilherme Emílio notou que o eGuard possibilitará uma resposta mais rápida e ainda mais eficaz e agradeceu a todos quantos contribuíram para a sua operacionalização.
O comandante Territorial da GNR de Braga, coronel Carlos Nuno Morgado, afirmou o compromisso da corporação no apoio às populações por via da implementação deste projecto de teleassistência, iniciado em 2017, no distrito da Guarda, e que tem vindo a ser alargado a várias outras regiões do país, constituindo-se como uma solução inovadora no âmbito das políticas locais de proximidade.
O eGuard destina-se a pessoas com 65 anos ou mais anos de idade que residam no concelho há pelo menos dois anos, sozinhas e sem ou escassa rectaguarda familiar e se encontrem em situação de vulnerabilidade social e económica. Contempla ainda pessoas com menos de 65 anos que se encontrem em situação de incapacidade, desde que cumpram as mesmas condições.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho