Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
esposende: Centro de Rastreio pode realizar 250 testes por dia
“Trabalho, competência e qualidade”

esposende: Centro de Rastreio pode realizar 250 testes por dia

Segunda dose da vacina dá “mais esperança” e “segurança” aos profissionais de saúde

esposende: Centro de Rastreio pode realizar  250 testes por dia

Cávado

2021-01-13 às 09h00

Paula Maia Paula Maia

LOCALIZADO no recinto da feira, sistema de drive-thru estará aberto das 9 às 18 horas, ininterruptamente. Centro surge na altura em que concelho está no patamar de risco mais elevado.

No patamar dos concelhos com risco mais elevado de contágio face ao número de casos de infecção por Covid, Esposende tem aberto desde a manhã de ontem um Centro de Rastreios Drive-Thru, localizado no recinto da feira.
A estrutura, que resulta de uma parceria entre o município, a Clínica Senhora-a-Branca e a Unilabs, funcionará entre as 9 e as 18 horas ininterruptamente, e tem capacidade para a realização de 250 testes PCR diários. “Só poderá enventualmente fechar de 15 em 15 dias quando se realizar a feira mas, com o confinamento previsto, o mais certo é não haver feira”, avançou o presidente da câmara de Esposende na abertura deste centro de rastreio.
O sistema de marcação é o normal para estas estruturadas espalhadas por todo o país: através do site da Unilabs ou também pelo telefone.
Os testes podem ser prescritos pelo SNS - como a linha de Saúde24 - abrindo-se ainda a possibilidade da realização de testes a título particular ou no âmbito de seguros de saúde.
Benjamim Pereira justifica porque só agora foi instalado um centro de rastreio no concelho. “Esposende situa-se actualmente entre os concelhos de risco mais elevado, mas já foi ao contrário. Houve um momento em que tínhamos grandes surtos em Guimarães, Vizela, Trofa e mesmo em Braga e nós tínhamos poucos casos. Entretanto, as coisas mudaram”, referiu o autarca local, dando conta que os últimos números davam conta de 335 casos em apenas uma semana.
Benjamim Pereira diz que a abertura por altura das festividades natalícias pode justificar este aumento exponencial de casos que não é exclusivo do concelho. “Apesar de sentir que havia sempre cuidados, a verdade é que se promoveu ajuntamentos de pessoas para as compras normais, o que é perfeitamente legítimo”, assume o autarca, sublinhando a dificuldade em encontrar um equilíbrio entre “manter uma economia viva e controlar a pandemia”.
Quanto ao confinamento anunciado pelo Governo, que deverá entrar em vigor já esta quinta-feira, Benjamim Pereira diz que concorda com a medida, mesmo desconhecendo as condições exactas de como irá decorrer. “Só posso concordar. Com 10 mil casos diários e cerca de uma centena de mortes por dia, assim como o número de casos que vão parar aos Cuidados Intensivos, daqui a meia dúzia de dias iniciamos o processo dramático de ter de seleccionar quem salvar. Ninguém quer passar por isso”, diz.
A vacina constitui, segundo o autarca de Esposende, uma esperança no que ao controlo da pandemia diz respeito. “ A ideia é manter números baixos e, ao mesmo tempo, acelerar o processo de vacinação”, conta o autarca, adiantando que o plano de vacinação em Esposende está “muito bem”, com todos os utentes dos lares vacinados, assim como os profissionais do ACES Cávado 3 (Barcelos/Esposende). A propósito, Benjamim Pereira adianta que os centros de rastreio que agora procedem à realização de testes podem servir, mais tarde, como pontos de vacinação para a Covid.
José Lima, da Unilabs, referiu que a instalação deste centro só aconteceu agora porque os laboratórios tiverem de responder a solicitações de “zonas maiores e com maior número de casos”. O responsável sublinha que nesta fase a coordenação é mais eficaz, com os resultados dos testes PCR a serem de uma forma mais célere que no início da pandemia.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho