Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
Esposende: Castro de S. Lourenço “sob investigação”
SC Braga surpreendido em Torres Vedras fica mais longe da final da Taça de Portugal

Esposende: Castro de S. Lourenço “sob investigação”

Feminino: SC Braga complicou vida na prova-rainha

Cávado

2010-07-18 às 06h00

Redacção Redacção

Até meio de Agosto, o Castro de S. Lourenço, Esposende volta a ser escavado por voluntários da arqueologia.

Citação

‘Castro Sob Investigação’ é a acção que decorre de amanhã até 13 de Agosto, no Castro de S. Lourenço, em Vila Chã, continuando os trabalhos de pesquisa arqueológica iniciados há 25 anos. A acção compreende trabalhos de limpeza, consolidação e de restauro em algumas áreas da estação arqueológica.

Paralelamente, vai decorrer a escavação arqueológica, no âmbito da qual será dado apoio a um projecto de doutoramento em Paleobotânica, por João Tereso, um investigador do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, que desenvolve um estudo de vestígios botânicos antigos, cujos resultados poderão dar um importante contributo na reconstituição sócio-cultural do Castro de S. Lourenço.

Alunas de curso profissional colaboram nos trabalhos

A intervenção arqueológica é da responsabilidade da Câmara de Esposende que este ano investe 6 mil euros, e conta com a colaboração da Junta de Freguesia de Vila Chã, da Associação dos Amigos de S. Lourenço - Associação de Defesa e Promoção do Monte de S. Lourenço, e da Escola Básica do 1º Ciclo de Vila Chã.

Os trabalhos são assegurados por participantes em regime de voluntariado, constituído por alunos do curso de Arqueologia e de História e licenciados da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), para além de alunas do curso de Assistente de Arqueólogo da Escola Profissional de Arqueologia (Marco de Canaveses). A supervisão científica das intervenções de investigação e de salvaguarda é da responsabilidade de Carlos Alberto Brochado de Almeida, professor auxiliar na FLUP.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho