Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
Esposende assina contratos programa de desenvolvimento desportivo
Bienal do Eixo Atlântico com inscrições abertas

Esposende assina contratos programa de desenvolvimento desportivo

Câmara de Arcos de Valdevez investe na promoção de Sistelo

Esposende assina contratos programa de desenvolvimento desportivo

Desporto

2019-12-12 às 14h34

Redacção Redacção

Município assinou contratos programa de desenvolvimento desportivo com 27 associações e clubes do concelho e das onze Associações e Federações de modalidades. Apoios são para a formação dos jovens e renovação de infraestruturas.

O Município de Esposende assinou ontem Contratos Programa de Desenvolvimento Desportivo, relativos à época 2019/20, em cerimónia realizada no salão nobre da câmara que contou com a presença de representantes das 27 associações e clubes do concelho e das onze Associações e Federações de modalidades desportivas.

“Queremos transparência nos apoios concedidos pelo Município de Esposende aos clubes do concelho. Estamos aqui para celebrar contratos programa de desenvolvimento desportivo com clubes, associações e federações das diversas modalidades, traduzido num investimento global de 290 mil euros. Porém, a aposta no desporto ultrapassa os 500 mil euros, numa visão global que envolve todas as crianças e idosos de Esposende”, enquadrou o edil Benjamim Pereira.

Além do apoio aos clubes e associações que desenvolvem a formação dos jovens atletas, o Município de Esposende continua a investir na melhoria das infraestruturas, projetando novos espaços.
Benjamim Pereira anunciou, para o próximo ano, o arranque do processo tendente à construção do Parque Desportivo e de Lazer Municipal, onde serão disponibilizados diversos campos de jogos, dando resposta às muitas solicitações dos clubes do concelho. De igual modo, o projeto do Parque da Cidade entrará na sua fase decisiva, depois de ultrapassados obstáculos burocráticos, pretendendo assumir papel de destaque não só na área desportiva, com circuitos de manutenção complementares à ecovia, mas também como peça fundamental na estratégia turística e ambiental do concelho.

Para o Município de Esposende, a prática desportiva assume um importante suporte na formação integral do indivíduo, sendo reconhecido o importante e insubstituível papel dos clubes e associações, no fomento e concretização dos objetivos sociais das instituições.

“Através destes contratos programa, a autarquia assegura o pagamento das taxas de filiação, inscrições, cartões e seguros dos atletas dos escalões de formação, além dos exames médicos que não figuram nos presentes protocolos”, referiu o vereador do Desporto, Mário Rui Losa.

Recentemente, o Município distinguiu 280 atletas, de 25 modalidades, pelo seu desempenho desportivo. “Objectivo é reconhecer publicamente atletas, dirigentes, clubes, e famílias que realizam trabalho conjunto em prol do desporto, educação e da juventude do concelho”, disse.


Já o presidente da Associação Portuguesa de Deficientes - Delegação Distrital de Braga, Manuel Vieira, recordou que “Esposende é o único município fora da área de ação da APD a assinar um protocolo com a associação, apesar de esta reunir atletas de toda a região”.

Licínio Santos, presidente da Associação de Patinagem do Minho enalteceu “a preocupação do Município de Esposende em apoiar os clubes” e Manuel Moreira, presidente da Associação de Andebol de Braga, sublinhou “o histórico de cumprimento dos protocolos que carateriza o Município de Esposende”.

Assinaram os contratos programas as seguintes federações e associações:
Federação Portuguesa de Canoagem, a Federação Nacional De Karaté de Portugal, a Federação Portuguesa de Taekwondo, a Federação Portuguesa de Surf, a Associação de Andebol de Braga, a Associação de Futebol de Braga, a Associação de Patinagem do Minho, a Associação de Basquetebol de Braga, a Associação de Voleibol de Braga, a Associação de Badminton do Norte e a Associação Portuguesa de Deficientes - Delegação Distrital de Braga.

Associações e clubes de Esposende que firmaram o protocolo: Associação Cultural e Desportiva "Os Apulienses"; Associação de Karaté de Apúlia; Associação Desportiva Cultural Social de Criaz; Associação Desportiva de Esposende; Associação Juvenil Desportiva Fintas – Esposende; Bushido AK Esposende; Centro de Intervenção Cultural e Social de Palmeira de Faro - Esposende Surf Team; Centro Social da Juventude de Mar; Centro Social Juventude Belinho; Clube de Futebol de Fão; Clube Golfe Braga ; Clube Hípico do Norte; Clube Náutico de Fão; Desportivo e Recreativo Estrelas de Faro; Equivau; Forjães Sport Clube; Fórum Esposendense - Centro de Surf de Esposende; Futebol Clube de Marinhas; Gandra Futebol Clube; Grupo Cultural, Desportivo e Recreativo de Gemeses; Grupo Desportivo de Apúlia; Hóquei Clube de Fão; Núcleo Escolar Federado Escola EB 2,3 António Correia Oliveira; Rio Neiva - Associação de Defesa do Ambiente; Taekwondo Clube de Esposende; União Desportiva de Vila Chã.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.