Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Esposende Ambiente com sistema de Gestão Empresarial modelo
Ler aumenta o nível de felicidade das pessoas

Esposende Ambiente com sistema de Gestão Empresarial modelo

Câmara de Braga analisa projectos estratégicos para valorização económica do Concelho

Esposende Ambiente com sistema de Gestão Empresarial modelo

Cávado

2021-06-16 às 17h00

Redacção Redacção

Ferramentas de gestão aplicadas a áreas de Qualidade, Ambiente, Saúde e Segurança no Trabalho, e Responsabilidade Social. Modelo foi reestruturado de modo a adequar-se à sua realidade actual.

A empresa municipal Esposende Ambiente mantém-se como um exemplo de conformidade na adopção de ferramentas de gestão na área da Qualidade, do Ambiente, da Saúde e Segurança no Trabalho e da Responsabilidade Social.

A empresa, cujo Sistema de Gestão Empresarial foi recentemente reestruturado, de modo a melhor adequar-se à sua realidade actual, foi alvo de uma auditoria por parte da entidade certificadora, que atestou que “o Sistema implementado está, globalmente, concebido, implementado e mantido de acordo com os requisitos das normas de referência, e demonstra aptidão para, de forma consistente, cumprir com os requisitos aplicáveis, atingir os objectivos e realizar a política da organização”.

Ao longo de três dias, a equipa auditora acompanhou os trabalhos desenvolvidos pela Esposende Ambiente, nomeadamente no exterior, como a regularização de areal, o corte de ervas daninhas, a varredura de ruas, os trabalhos em curso na primeira fase do saneamento básico e requalificação urbana no Lugar do Outeiro-Marinhas, bem como a sua resposta ao rebentamento de uma junta cega, com o pressuposto da obrigatoriedade do cumprimento dos requisitos ao nível da Qualidade, Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho e da Responsabilidade Social.

A auditoria decorreu, ainda, em vários espaços da empresa - Sede, Armazém, Centro de Educação Ambiental e Parque de Compostagem - numa perspectiva da qualidade do serviço prestado pela empresa aos seus clientes, o seu respeito pelo ambiente e pelas condições de trabalho e bem-estar dos seus colaboradores.

Para o efeito, analisou os suportes documentais utilizados, os indicadores recolhidos, bem como a gestão das reclamações e insatisfações recebidas e a forma como avalia a satisfação dos seus clientes e colaboradores. O objectivo era avaliar de que modo a Esposende Ambiente evidencia o seu percurso de melhoria contínua.

Como pontos fortes, a entidade certificadora destacou o envolvimento e acompanhamento do sistema pela Administração, a competência da equipa da qualidade, ambiente e segurança, a utilização de ferramentas informáticas, a aposta contínua na formação/sensibilização dos colaboradores, a procura de soluções para a melhoria das condições existentes nos locais de trabalho, os procedimentos estabelecidos na resposta à Covid-19, bem como melhorias várias em diversos setores.

Tendo subjacente o cumprimento dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, a Esposende Ambiente mantém, assim, a estratégia de qualidade de serviço, respeito pelo ambiente e garantia de boas condições de trabalho.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho