Correio do Minho

Braga,

- +
Esposende agracia 285 atletas que triunfaram em mais de 20 modalidades
Restauração, alojamento e comércio com “retoma acentuada” em 2022

Esposende agracia 285 atletas que triunfaram em mais de 20 modalidades

Eco Maratona promove controlo de invasoras

Esposende agracia 285 atletas que triunfaram em mais de 20 modalidades

Desporto

2022-11-28 às 06h00

Rui Serapicos Rui Serapicos

Mérito Desportivo dos “melhores do ano” distinguido com entrega de galardões em cerimónia que teve lugar no Pavilhão Municipal de Fão.

Citação

As distinções a Fernando Cepa, antigo autarca, praticante e dirigente desportivo com o Prémio?carreira e a entrega do Prémio Paulo Gonçalves a Luís Campos, conselheiro para o futebol profissional do Paris Saint-Germain culminaram ontem à noite a 12.ª Gala de Distinção de Mérito Desportivo de Esposende.
No Pavilhão Municipal de Fão, onde o evento decorreu com a presença de centenas de atletas de mais de vinte modalidades, treinadores, dirigentes e familiares, foram galardoados, conforme o vereador do Desporto, Rui Losa, declarou em palco, “os melhores do ano, em 28 categorias diferentes, num total de 285 atletas”.
“Brevemente será apresentada e disponibilizada a nova plataforma do desporto”, revelou.

Do atletismo ao tiro, passando pelo futsal, ténis de mesa ou canoagem — modalidade que mais tempo preencheu as mais de duas horas da cerimónia, foram distinguidos praticantes que se sagraram campeões regionais ou do desporto escolar, ou ainda em representação de clubes como o Benfica e da selecção nacional, como é o caso dos canoístas olímpicos Teresa Portela e João Ribeiro.
Na entrega de prémios, além dos vereadores Rui Losa (Desporto) e Alexandra Roeger (Educação), foram chamados entre outros o director regional norte do Instituto Português do Desporto e Juventude, Vítor Dias, e presidentes de associações regionais como Manuel Moreira da (andebol), Manuel Pacheco, (atletismo), José Gomes (basquetebol), Joaquim Mendes (ciclismo) e Manuel Machado (futebol).
O conselheiro do PSG para o futebol, Luís Campos, numa breve mensagem de agradecimento lembrou a sua condição de antigo professor que ensinou em escolas de Esposende e Apúlia antes de se dedicar ao futebol profissional e expressou o seu “orgulho’ ao ser garardoado com o Prémio Paulo Gonçalves, lembrando a sua condição de natural de Fão e que conheceu pessoalmente o malogrado motociclista (que morreu em prova na Arábia Saudita) e inspirou a atribuição deste galardão.

Investimentos de 1,4 milhões em formação e equipamentos

O Município de Esposende investiu na época 2021/ 2022 cerca de um milhão e 100 mil euros na gestão dos equipamentos desportivos e 300 mil euros na formação desportiva, afirmou o presidente da autarquia, Benjamim Pereira, através de um vídeo que enviou para a gala.
Ausente por doença ligeira, o edil aludiu ao futuro lembrando “investimentos marcantes para a área do desporto”, como a Zona Desportiva Municipal e o Parque da Cidade, assim como a conclusão das ecovias do Litoral Norte e do Cávado”.
Esposende destaca-se “pelas suas políticas públicas pioneiras no domínio do desporto, associadas à promoção turística, à sustentabilidade ambiental e à integração social, apontando como objectivo primordial, a saúde dos seus habitantes”, realçou.
Antes, frisou que Esposende tem um plano de desenvolvimento desportivo, “cujas acções privilegiam o aumento da prática desportiva, elevando a qualidade dos praticantes nas mais variadas modalidades”.
Por forma a proporcionar as condições para que todos os atletas tenham acesso à competição, acrescentou ainda, o Município tem contratos-programa de desenvolvimento desportivo, “num processo exemplar que envolve praticantes, clubes, dirigentes, associações, federações e escolas”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho