Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Especialista da UE estuda mobilidade de alunos entre Galiza e Alto Minho
Guimarães recebe Open de Portugal de Ténis de Mesa

Especialista da UE estuda mobilidade de alunos entre Galiza e Alto Minho

CIM define estratégias de adaptação às alterações climáticas

Especialista da UE estuda mobilidade de alunos entre Galiza e Alto Minho

Alto Minho

2019-10-08 às 06h00

Redacção Redacção

Especialsta da União Europeia vai estudar, na eurocidade Vila Nova de Cerveira e Tomiño, soluções para eliminar barreiras à mobilidade transfronteiriça dos 2.500 estudantes dos dois municípios.

Um especialista indicado pela Comissão Europeia vai estudar, entre hoje e quinta-feira, na eurocidade Vila Nova de Cerveira (Alto Minho) e Tomiño (Galiza) soluções para eliminar barreiras à mobilidade transfronteiriça dos 2.500 estudantes dos dois municípios.
Em comunicado, a Câmara de Cerveira adianta que “a visita de José Manuel Sobrino, especialista designado pela Comissão Europeia e pela Associação de Regiões Fronteiriças da Europa (ARFE), enquadra-se no programa europeu B-Solutions”.

“O objectivo desta visita é encontrar mecanismos que simplifiquem a mobilidade de menores que, no âmbito de actividades escolares (excursões, visitas) ou extra-escolares (música, desporto, idiomas, entre outas) realizadas em conjunto por Vila Nova de Cerveira e Tomiño, precisam de cruzar a fronteira sem a presença dos pais ou tutores legais”, explica a autarquia portuguesa.
A eurocidade entre Vila Nova de Cerveira e Tomiño, na Galiza, foi constituída em Outubro de 2018. Segundo o município liderado por Fernando Nogueira, “a solução actual carece da recolha de autorizações específicas por parte dos progenitores para a saída ao estrangeiro dos seus menores, tornando-se uma opção onerosa e que dificulta os intercâmbios nos territórios mais próximos à fronteira”.

No caso do estado espanhol “é exigido um formulário assinado por ambos os progenitores perante a Guarda Civil, mas no caso português o processo é burocraticamente mais complexo, sendo necessária uma autorização dos pais, com assinatura reconhecida por um notário, com custos económicos associados, além de um seguro específico, também com valores desadequados, com valores que podem ultrapassar os 600 euros”.
Na nota, a autarquia cerveirense sublinha que, “após a visita, José Manuel Sobrino, professor catedrático de direito internacional público na Universidade da Coruña, especializado em direito comunitário e em organizações internacionais e ‘expert’ da Comissão Europeia para diversos programas europeus, produzirá informação para a Comissão Europeia com descrição detalhada e clara do obstáculo legal, uma indicação das disposições legais que causam o problema e as possíveis soluções e entidades envolvidas”.

A visita inclui “várias reuniões de trabalho com a participação de todas as entidades e agentes envolvidos nesta problemática”.
Em Fevereiro, as provedoras transfronteiriças Maria de Lurdes Cunha (Vila Nova de Cerveira) e Zara Pousa (Tomiño) defenderam a necessidade de medidas que simplifiquem o processo de intercâmbio culturais, educativos ou desportivos, envolvendo menores de idade nas zonas de fronteira.
Na recomendação apresentada em Fevereiro, as provedoras apontavam a “necessidade de serem estudadas medidas excepcionais que adaptem os requisitos de autorização sobre mobili- dade transfronteiriça de menores às novas realidades sociais e administrativas de nível local, integradas na União Europeia, promovendo, em qualquer caso, experiências-piloto que permitam avaliar o avanço do exercício efetivo de direitos sociais e a construção de identidades partilhadas europeias”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.