Correio do Minho

Braga,

Escolas bracarenses são ‘amigas das crianças’
Comité Olímpico Português distingue Sameiro Araújo e Fernando Pimenta

Escolas bracarenses são ‘amigas das crianças’

Viana é cidade cosmopolita que acolhe migrantes “com responsabilidade”

As Nossas Escolas

2018-11-05 às 06h00

Marta Amaral Caldeira

Seis Escolas do concelho de Braga foram distinguidas no sábado com o selo ‘Escola Amiga da Criança’. O prémio atribuído pela Confederação Nacional de Associações de Pais realça projectos de escolas que promovem o sucesso educativo e Braga é exemplo.

A Associação Maconde, o Colégio João Paulo II, o Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, a Escola Básica do Carandá, a EB1/JI Quinta da Veiga/JI Quinta das Fontes e a EB 2,3 de Lamaçães acabaram de ser galardoadas com o prémio ‘Escola Amiga da Criança’. Os prémios foram entregues sábado, durante a apresentação dos projectos ‘Saber Crescer’ e ‘Equipa Técnica de Articulação?Educativa’ do Município de Braga e da Cruz Vermelha Portuguesa com vista ao sucesso educativo dos alunos.
As seis escolas bracarenses distinguiram-se pelos projectos difereciados que apresentaram nas suas candidaturas ao prémio ‘Escola Amiga da Criança’ promovido pela Confederação Nacional das Associações de Pais em parceria com a Leya.

Ao prémio, ao qual concorreram 12 estabelecimentos bracarenses, entre um milhar de projectos candidatados nas mais variadas áreas, desde a segurança, espaços de recreio e convívio, alimentação, higiene e ambiente, formação cívica, envolvimento da família e comunidade educativa a projectos extra-curriculares.
Foram os próprios directores dos agrupamentos das escolas premiadas que subiram ao palco do Forum Braga para receber o galardão ‘Escola Amiga da Criança’.

Jorge Ascenção, da CONFAP, destacou os projectos das seis escolas bracarenses premiadas e sublinhou que este ‘selo’ é uma forma de motivar ainda mais as escolas para o sucesso educativo dos seus alunos.
“Há ainda muito para evoluir”, afirmou o responsável, indicando que, muitas vezes, não se partilha tanto quanto se deveria as boas práticas que se fazem dentro das escolas. “Há muitas coisas boas que se fazem na escola e na educação e que a nosso ver é muito importante que sejam partilhadas com outras escolas”.

Manuel Ribeiro, presidente da Associação de Pais de Braga, mostrou-se agradecido aos agrupamentos pelo trabalho desenvolvido. “Este prémio é a celebração de projectos de sucesso educativo”, disse. “Estamos satisfeitos e estamos no bom caminho para construirmos uma escola melhor no concelho de Braga e tendo escolas mais amigas das crianças, sem dúvida que essa é a melhor forma para a promoção de uma escola com sucesso escolar”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.