Correio do Minho

Braga, sexta-feira

Escola embaixadora mostra trabalho no Parlamento Europeu
Fraudes e má informação nos rótulos dos alimentos

Escola embaixadora mostra trabalho no Parlamento Europeu

Tribunal dos Arcos de Valdevez volta a julgar processos-crime em 2019

As Nossas Escolas

2018-04-10 às 07h51

Patrícia Sousa

Projecto Pedagógico Escola Embaixadora do Parlamento Europeu já permitiu ao Agrupamento de Escolas de Maximinos realizar várias actividades, que vão ser agora divulgadas em Estrasburgo.

O Agrupamento de Escolas de Maximinos está, hoje e amanhã, representado em Estrasburgo no Parlamento Europeu para participar em dois workshops e outros dois speed datings, no âmbito do Projecto Pedagógico Esco- la Embaixadora do Parlamento Europeu.
As iniciativas, pelas quais o Agrupamento de Escolas de Maximinos se destacou em relação a outras escolas do país, leva agora uma docente directora de turma ao Parlamento Europeu para dar a conhecer todo o trabalho de equipa realizado até ao momento presente.

Deste trabalho destaque para a plantação de 28 árvores autóctones e adopção (por cada aluno) de um país por árvore, simbolizando cada país da União Europeia. Mas há mais. A realização do quiz inter-turmas sobre a história e os países da União Europeia e o peddy paper temático realizado intra e extra muros do Agrupamento de Escolas de Maximinos sobre os países europeus e história da União Europeia também vão ser evidencia- dos por estes dias.
O trabalho já realizado no âmbito do projecto contou ainda com uma palestra sobre a União Europeia, que contou com a participação do eurodeputado José Manuel Fernandes.
A criação do Hino da União Europeia tocado em saxofone e flauta transversal e cantado por alunos da turma, bem como o lanche europeu, onde cada aluno ficou responsabilizado pela confecção de uma especialidade  gastronómica de cada país da União Europeia foram outras actividades já concretizadas.

Uma sessão de informação sobre a Cidadania Europeia e um medley de hinos europeus para o Dia da Europa marcaram ainda todo o trabalho realizado.
Entretanto, a docente escolhida pelos seus pares,em representação do Agrupamento de Escolas de Maximinos e dos alunos das turmas 11.º 2 e 11.º 3 que são Embaixadores Juniores, para apresentar no Parlamento Europeu as actividades desenvolvidas pelos jovens embaixadores do Parlamento Europeu, irá participar em workshops e speed datings, no âmbito do Projecto Pedagógico Escola Embaixadora do Parlamento Europeu.

De destacar que o projecto Escola Embaixadora do Parlamento Europeu vai decorrer no triénio 2016-2019 e o objectivo é envolver a escola, os alunos, mas também a comunidade.
Ao longo destes três anos, o agrupamento vai assumir a missão de divulgar a União Europeia, levando a informação também para fora de portas.
Este projecto europeu é impulsionado pelos Gabinetes de Informação do Parlamento Europeu de todos os Estados-mem- bros e tem como primordial objectivo facultar aos alunos conhecimentos para uma maior consciencialização em tudo o que diz respeito à cidadania europeia.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.