Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
“Escola do Rock - Paredes de Coura” integra o programa ‘PLAY2GROW!’ da Erasmus + com parceiros de Espanha e Itália
PS acusa “falta de coordenação” nas obras municipais

“Escola do Rock - Paredes de Coura” integra o programa ‘PLAY2GROW!’ da Erasmus + com parceiros de Espanha e Itália

Arcos de Páscoa dos Centros de Convívio em exposição no Largo António Lopes

“Escola do Rock - Paredes de Coura” integra o programa ‘PLAY2GROW!’ da Erasmus + com parceiros de Espanha e Itália

Alto Minho

2019-12-13 às 14h14

Redacção Redacção

Esta é a mais recente valência garantida pela Escola do Rock, na sequência da candidatura ao programa ‘Erasmus +’ e denominado “PLAY2GROW! - Development of Key Skills and Values for Youth through Music!”. Esta parceria estratégica na área da juventude e de apoio à inovação integra como parceiros a EOSA - Estratégia y Organización S.A. (Espanha), o Ayuntamiento de Tomiño (Espanha), a SFOM - Fondazione María Ida Vigliono perla Cultura Musicale (Itália) e o Space Ensemble.

Citação

Arranca este sábado a 6ª edição da ‘Escola do Rock - Paredes de Coura’. Para além de reunir mais uma vez 50 jovens músicos oriundos de todo o país para uma intensa semana dedicada ao rock, a edição deste ano tem ainda a particularidade de integrar 3 bandas selecionadas por concurso no âmbito do programa Bandas Residentes e que terão a possibilidade de produzir e gravar um single, mas também trabalhar novas competências através da música e ao abrigo do programa internacional do qual a Escola do Rock faz parte.
Esta é a mais recente valência garantida pela Escola do Rock, na sequência da candidatura ao programa ‘Erasmus +’ e denominado “PLAY2GROW! - Development of Key Skills and Values for Youth through Music!”.
Esta parceria estratégica na área da juventude e de apoio à inovação integra como parceiros a EOSA - Estratégia y Organización S.A. (Espanha), o Ayuntamiento de Tomiño (Espanha), a SFOM - Fondazione María Ida Vigliono perla Cultura Musicale (Itália) e o Space Ensemble.
Este projeto pretende desenvolver através da cooperação internacional de 5 entidades complementares ativas no campo da música, formação e juventude, um conjunto de outputs e atividades de formação que contribuirão para a aquisição de uma série de valores, competências - chave e habilidades dos youthworkers e dos jovens, através de uma abordagem baseada na música.
A Escola do Rock decorre entre 15 e 21 de dezembro, uma residência artística com tudo incluído ou um campo de férias de curta duração, com a particularidade de mais uma vez todos os integrantes subirem ao palco para a apresentação de um concerto que antecipará futuras digressões que, em edições anteriores, levaram os jovens músicos a palcos icónicos como o Festival Vodafone Paredes de Coura, Casa da Música, Serralves em Festa, Surfing The Lerez, NOS Primavera Sound e várias outras salas em toda a Península Ibérica. 
Para esta segunda edição do programa Bandas Residentes, que em 2018/19 levou os Wicked Youth, Dream People, Cuckoo Let U ao Surfing the Lerez em Pontevedra, ao Vodafone Paredes de Coura e à sala Radar em Vigo, no âmbito do "A Escola Vira Fest", entre muitos outros palcos, a seleção deste ano recaiu nos The Fekks, Catarina e Gáspea. As bandas selecionadas terão acesso a uma sala de ensaio exclusiva equipada com sistema de som e à possibilidade de gravar e produzir um single com o produtor Manuel Reis, com o apoio e tutoria dos formadores da Escola do Rock, bem como apresentações de concertos durante a residência e tours da Escola.
Esta 6ª edição da Escola do Rock tem ainda uma outra novidade: uma nova identidade gráfica, pensada pelo artista de banda desenhada Miguel Ángel Martín, ilustrador e guionista de bandas desenhadas, que venceu vários prémios, nomeadamente o Prémio Autor Revelação do "Salón Internacional del Cómic", em Barcelona (1992), e que tem feito ilustrações para publicações de renome como o El País, El Víbora, Rolling Stone, GQ, Marie Claire, Rockdelux, entre outros. Miguel Ángel Martín é o criador de personagens e séries míticas como Jack The Brain, El Diabrete, Rubber Flesh, Big Whack! e Psycotronic Records. Colaborou por diversas vezes com editoras e bandas indie espanholas, ilustrando fanzines e capas de discos.
50 alunos + 3 bandas residentes
A “Escola do Rock - Paredes de Coura” é uma iniciativa do Município, que em 2015 foi distinguido com o Prémio ‘UM-Cidades’ instituído pela Universidade do Minho: "É um projeto que nasce com o objetivo de ocupar as férias dos jovens de forma lúdica, pedagógica e artística. Se queremos uma sociedade com futuro temos que investir nos jovens e nos seus anseios, mas de forma séria", explica Vítor Paulo Pereira, presidente da Câmara de Paredes de Coura, acrescentando que “o currículo disciplinar escolar é essencial e tem muito peso na nossa sociedade. Mas a arte, a música, a dança ou outra qualquer forma cultural são manifestações importantíssimas nas formações dos nossos jovens e ferramentas fundamentais de formação, cidadania, até na preparação para aquilo que chamam de mercado de trabalho”. 
Com a colaboração e direção artística do Space Ensemble para a definição do plano de formação, o objetivo da “Escola do Rock - Paredes de Coura” passa por permitir a um conjunto de músicos provenientes de todo o país, desenvolver competências musicais e criativas, em especial na área da música rock. O programa, como vem sendo hábito, envolve ensaios, formação, sessões de cinema, jam sessions, showcases, concertos, demonstrações de instrumentos e workshops. A equipa de formadores é dirigida por Nuno Alves (direção artística).
Mais uma vez, a base de trabalho será o espaço Caixa da Música, criado pelo Município de Paredes de Coura para acolher concertos e residências artísticas como esta. Adicionalmente, os concertos e workshops decorrerão em diversos espaços do concelho, como o Quartel das Artes – residência da companhia de teatro Comédias do Minho --, Quartel dos Bombeiros, escola profissional EPRAMI, associações de freguesias e restaurantes, que acolherão os espetáculos das bandas vencedoras do concurso para bandas residentes: The Fekks, Catarina e Gáspea.
No final dos 6 dias de formação, há o já muito esperado espetáculo de apresentação final, a decorrer no sábado, dia 21 de dezembro, pelas 16h00, na Caixa da Música.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho