São João no tecto da igreja do Salvador
2025-05-17 às 06h00
Presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) reconheceu a falta de pessoal da Escola Superior de Saúde e desafiou a instituição a apostar na diversidade formativa.
A Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viana do castelo (ESS-IPVC) pretende contratar mais quatro professores no próximo ano lectivo. O anúncio foi feito pelo director da ESS-IPVC, Luís Graça, na sessão comemorativa dos 52 anos da escola. O objectivo é substituir os professores que se aposentaram. “Esperamos no ínício do ano lectivo ter, pelo menos, mais quatro admissões, de concursos que se encontram a decorrer, para colmatar as aposentações. O número de doutores em Enfermagem não chega para as aposentações que ocorrem e este é um problema que temos de antecipar para o próximo ciclo de avaliação”, destacou Luís Graça. Outro dos objectivos para o próximo ano lectivo é a a construção de um Centro de Simulação. “Está prevista para o próximo ano uma obra de reestruturação de laboratórios, com a construção de um centro de simulação para a formação de pré, pós-graduação e para a formação contínua de profissionais de saúde”, acrescentou Luís Graça. O futuro da ESS-IPVC passa ainda pela internacionalização e pela aposta na investigação.
O presidente do IPVC, Carlos Rodrigues, destacou que a falta de pessoal é um dos principais desafios que se coloca à Escola Superior de Saúde. “A escola tem algumas insuficiências. A questão de falta de pessoal docente e não docente é uma realidade. É preciso fazer alterações profundas na formação de pessoal de enfermagem”, apontou Carlos Rodrigues.
O presidente do IPVC elencou também alguns dos desafios colocados à Escola Superior de Saúde, como por exemplo, a evolução demográfica, as novas tecnologias da saúde, a inteligência artificial e a digitalização do ensino da enfermagem. A solução pode estar na diversificação da oferta formativa da ESS-IPVC. “É importante que a escola tivesse alguma diversificação da oferta formativa. Só tem uma licenciatura e alguns mestrados. Os profissionais da escola são, na generalidade, enfermeiros”, afirmou Carlos Rodrigues.
Em breve, a ESS-IPVC poderá ver aprovada uma licenciatura em Fisioterapia.
O presidente da Associação de Estudantes da ESS-IPVC, Rodrigo Pinto, lembrou que há cada vez mais alunos formados em Enfermagem e Termalismo e Bem-Estar, e desafiou os colegas a fazerem “ouvir as suas preocupações e os seus anseios”.
Em representação do presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, o vereador da Saúde, Ricardo Rego, disse que “Viana do Castelo tem orgulho numa escola que representa um futuro de excelência”.
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário