Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
Erasmus+ levou alunos e professores do Agrupamento D. Maria II a Espanha e à Croácia
Unidade de rastreio instalada no Multiusos de Guimarães

Erasmus+ levou alunos e professores do Agrupamento D. Maria II a Espanha e à Croácia

Câmara vianense prepara novo orçamento para responder à crise

Erasmus+ levou alunos e professores do Agrupamento D. Maria II a Espanha e à Croácia

As Nossas Escolas

2020-03-02 às 09h14

Redacção Redacção

Alunos e professores do Agrupamento D. Maria II participaram em projectos de mobilidade no âmbito do Erasmus+. Grupos viajaram para Espanha e para a Croácia.

No âmbito do projecto Erasmus+, alunos e professores do Agrupamento de Escolas D. Maria II participaram em mobilidades internacionais que decorreram em Espanha, e na Croácia.
Na escola Primary School Antun Kaizlic, em Pozega, na Croácia, estiveram oito alunos dois professores. Esta foi a primeira mobilidade do projecto Erasmus+ KA229, ‘A School of Democracy - We know our rights and duties’. Este evento contou com a participação de outras escolas parceiras, nomeadamente da Polónia e Itália, para além da anfitriã Croácia.
Este projecto vida a sensibilização dos jovens para a importância de uma participação democrática na sociedade.

No primeiro dia da mobilidade, visitaram o parlamento em Zagreb, capital da Croácia, com o intuito de perceber o seu funcionamento. Nos restantes dias foram realizadas workshops onde os alunos aprenderam a utilizar ferramentas para criar logótipos e websites. Definiram-se equipas de trabalho, constituídas por elementos de todos os países.
“A mobilidade foi um sucesso e certamente marcará a vida de todas as pessoas envolvidas”, refere o agrupamento em comunicado, referindo que a próxima acção no âmbito do projecto Erasmus+ realizar-se-á em Suchy Las, Polónia, em Maio, reunindo alunos e professores oriundos de todos os países envolvidos neste projecto europeu.

Sensivelmente na mesma altura, o Instituto de Educación Secundaria Martínez Montañés, em Sevilha (Espanha), foi o palco da 2.ª mobilidade internacional do projecto ‘Health and Safety’ - 2HB, no âmbito do Pro- grama Europeu Erasmus + Acção Chave 2 (KA 229). Do Agrupamento D. Maria II participaram no projecto cinco alunos do 9.º ano e duas professoras
Para além da programação, implementação e divulgação das actividades desenhadas no projecto no âmbito da Saúde Emocional, Física e Segurança, nos seus múltiplos e variados aspectos, o projecto visa também desenvolver as competências linguísticas, promover práticas digitais inovadoras e a inclusão social.

O encontro contou com a participação de 50 alunos (25 de Sevilha) e vários professores das seis escolas envolvidas no projecto: Lycée Montmajour, em Arles (França), Julius-Leber-Schule, em Hamburgo (Alemanha), Immaculata-Instituut, em De Panne (Bélgica), 4th General Lyceum Serres, em Serres (Grácia), Agrupamento D.Maria II (Portugal) e o Instituto de Educación Secundaria Martínez Montañés, responsável pela organização e pelo alojamento em famílias de acolhimento.
O tema principal desta mobilidade foi a segurança nas novas tecnologias, nomeadamente na internet.

Os alunos apresentaram os trabalhos que haviam previamente realizado nas suas escolas, no âmbito deste assunto e que revelaram a boa preparação e qualidade de alunos e professores envolvidos.
Foram realizadas conferências, também de elevado nível, por especialistas em segurança cibernética.
As várias visitas de estudo, nomeadamente à fábrica da Airbus, aos estúdios de um canal de televisão (Canal Sur) e ao centro de dados da Universidade Pablo de Olavide foram de grande interesse e uma oportunidade de aprendizagens significativas. No âmbito cultural, foram realizadas duas visitas guiadas: à Catedral e ao Alcázar de Sevilha.
No próximo ano lectivo, realizar-se-ão mais dois encontros internacionais deste projecto: em Serres, na Grécia, e, precisamente, em Braga.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho