Correio do Minho

Braga, quarta-feira

Eram 75 e agora já são 450 cabras do Gerês
Theatro Circo acolhe cerimónia de abertura da CED Braga2018

Eram 75 e agora já são 450 cabras do Gerês

GNRation mantém aposta no serviço educativo em 2018

Cávado

2011-02-09 às 06h00

Costa Guimarães

A bióloga Gisela Moço contou 75 cabras no Gerês em 2003 e “os últimos dados do início de 2010 apontam para um total perto dos 450 indivíduos” - revela a revista National Geographic deste mês.

A cabra do Gerês está em franca recuperação existindo já 450 indivíduos quando, em 2003, eram apenas 75 exemplares — revela um estudo publicado na revista National Geographic deste mês.
No terreno, a bióloga Gisela Moço descreveu, em 2003, 75 cabras na região entre Pitões das Júnias e o Gerês.

“Quatro anos mais tarde, a população já seria de 300 animais e os últimos dados obtidos no início de 2010 apontam para um total de perto de 450 indivíduos” da “Capra Pyrenaica victoriae” que esteve quase em extinção.

Em 1998, existiam apenas vinte animais em dois cercados espanhóis, muito perto da nossa fronteira, e a “fuga de três indivíduos num destes cercados e a libertação, entre 2000 e 2001, de mais 25 animais, terão constituído o núcleo da espécie em território português”.

O relevo do terreno e uma dieta generalista facilitaram o seu reaparecimento rápido e aumento da população — escreve o estudo da revista National Geographic que conclui: “a população está segura e o futuro parece garantido” para a cabra do Gerês no vale onde corre a ribeira dos Fornos e vai pastar ao Pitão da Carvalhosa.

O biólogo Armando Loureiro revela à revista a existência de três núcleos de cabras, um a poente com a Serra Amarela-Cabril, outro nos picos mais altos do Gerês e outro a nascente, em Pitões das Júnias.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.