Correio do Minho

Braga, quinta-feira

Equipas multidisciplinares vão promover sucesso escolar
Riopele vence prémio Produto Inovação 2018

Equipas multidisciplinares vão promover sucesso escolar

'Epidemia Urbana' em Cerveira

Braga

2018-02-14 às 10h17

Redacção

Saber crescer e Equipa Técnica de Articulação Educativa são projectos inovadores que vão avançar nas escolas. Pretende-se promover o sucesso escolar, complementando o trabalhado em sala de aula.

Três equipas multidisciplinares vão integrar os projectos Saber Crescer e Equipa Técnica de Articulação Educativa, inseridos no Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar. Os projectos, liderados pela Câmara Municipal de Braga, que conta com a parceria da Juventude da delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa como entidade executora, fazem parte de um plano implementado pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Cávado.
Os projectos em causa foram delineados com o envolvimento activo dos vários agrupamentos de escolas e do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian e destinam-se a promover, localmente, o sucesso escolar através de abordagens diferenciadas, inovadoras e complementares ao trabalho realizado na sala de aula, adianta fonte do município.

O projecto Saber Crescer, destinado a crianças do pré-escolar e alunos do 1.º ciclo do ensino básico, tem como objectivo o desenvolvimento de competências comportamentais de concentração, estabilização e atenção adequadas à melhoria dos níveis de aprendizagem e desempenho dos alunos em contexto escolar, disponibilizando suporte técnico especializado para a resolução de dificuldades de comunicação (literacia fonológica, de leitura e da escrita), acrescenta a mesma fonte.

Já o projecto Equipa Técnica de Articulação Educativa, destinado a alunos do ensino básico, tem como objectivo o desenvolvimento de uma interacção educativa numa perspectiva global, no sentido de minorar/eliminar os factores de risco subjacentes ao insucesso e abandono escolares, promovendo uma relação positiva com a escola e o reforço de uma aprendizagem de conhecimentos, competências e capacidades estruturantes para o sucesso educativo, conclui fonte da Câmara Municipal de Braga.

Os projectos Saber Crescer e Equipa Técnica de Articulação Educativa serão desenvolvidos durante 36 meses e serão concretizados através da criação de três equipas multidisciplinares, lideradas por um mediador e que contarão, na sua constituição, com técnicos de diferentes áreas de especialização e actuação, nomeadamente terapeutas da fala, animadores socioculturais, técnicos superiores de Educação/Intervenção Comunitária e psicólogos.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.