SC Braga: Guitane e Gharbi convocados
2024-08-08 às 06h00
Testes em doentes vão iniciar-se em breve para validar a eficácia de um novo medicamento em desenvolvimento numa ‘spin-off’ da Universidade do Minho.
Um medicamento criado na Universidade do Minho para a artrite reumatóide vai começar a ser testado em doentes, após um primeiro ensaio clínico ter sido realizado com sucesso em voluntários saudáveis. O estudo inclui 40 pacientes em 8 hospitais portugueses e vai avaliar a eficácia, segurança e tolerabilidade ao futuro fármaco, cujo segredo está na libertação controlada da substância activa nas articulações inflamadas. Se os testes tiverem sucesso, pode ser modificada a toma da actual terapia de uma injecção semanal de metotrexato a passar para quinzenal ou mensal, com menos efeitos adversos em portadores de uma doença crónica que afecta 20 milhões de pessoas em todo o mundo.
A reunião inicial do ensaio clínico de Fase II juntou reumatologistas, médicos internos, enfermeiros e farmacêuticos afec- tos ao Centro Clínico Académico de Braga e às unidades locais de saúde Alto Minho, Alto Ave, São João, Gaia e Espinho, Guarda, Região de Aveiro e Região de Leiria, além de representantes das empresas BlueClinical e da Bluepharma.
A investigação resultou já em duas patentes e duas teses doutorais ao abrigo dos projectos ‘Nanofol’ e ‘Folsmart’, financiados pelos programas europeus FP7 e Horizonte 2020 e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
O trabalho tem desde 2016 a parceria da ‘BlueClinical’ na regulamentação e da ‘Bluepharma’, com a colaboração da Stemmatters, no fabrico e controlo de qualidade do medicamento proposto.
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário